Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Junho de 2024

Noticias

TJMT suspende julgamento de Adin da lei do Pantanal

14 de Maio de 2024 as 12h 45min

Suspensão ocorre após pedido da Famato – Foto: Divulgação

O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que dispõe sobre a Lei do Pantanal, que deveria ser realizado na quinta (9), foi suspenso pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A retirada de pauta ocorreu em atendimento à uma ação proferida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) no último dia 4.

O processo da Lei Estadual nº 11861/2022, popularmente conhecida como Lei do Pantanal, teve seu curso suspenso pela desembargadora Clarice Claudino da Silva.

Em sua decisão, a presidente do Tribunal de Justiça determinou não apenas a retirada de pauta, mas também a suspensão do andamento do processo, enviando-o para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cejusc), com o intuito de buscar um consenso entre as partes envolvidas.

Consta na decisão da magistrada que “ao editar o Decreto Estadual n. 774/2023, o Estado de Mato Grosso reforçou seu compromisso com a preservação do meio ambiente, pois estabeleceu normas e diretrizes para garantir a sustentabilidade e preservação ambiental da região, com a participação ativa de diversos setores da sociedade”.

Essa não é a primeira vez que a Famato se envolve ativamente neste processo. Em janeiro deste ano, tanto a Famato quanto o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) foram habilitados como Amicus Curiae pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Essa medida visa proporcionar à justiça uma melhor compreensão das implicações e alterações propostas pela Lei do Pantanal.

A Famato, enquanto representante dos interesses dos agricultores e pecuaristas do estado, tem buscado garantir que as políticas relacionadas ao uso da terra e recursos naturais no Pantanal considerem devidamente os interesses e necessidades da comunidade rural, ao mesmo tempo em que asseguram a conservação desse importante bioma.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Grêmio revê Huachipato em novo duelo decisivo no Chile

Publicado em 03 de Junho de 2024 ás 21h 12min


Sorriso: inaugurada o 30° PSF no Jardim Aurora

Publicado em 03 de Junho de 2024 ás 07h 03min


Moscas volantes: o que são e o impacto na visão?

Publicado em 03 de Junho de 2024 ás 05h 09min


Jornal Online

Edição nº1307 04/06/2024