Noticias
12 municípios de MT estão entre os 100 que mais exportaram no Brasil
22 de Janeiro de 2026 as 14h 24min
Sorriso aparece em 19º lugar no ranking nacional – Foto: Divulgação
Doze municípios de Mato Grosso ficaram entre os 100 municípios brasileiros que mais exportaram em 2025, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, divulgados nesta semana.
No ranking estadual, Rondonópolis ficou atrás apenas de Sorriso no volume de exportações, e o estado foi o 4º que mais exportou no país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No cenário nacional, Sorriso foi a cidade mato-grossense mais bem colocada, ocupando a 19ª posição. Rondonópolis ficou em 24º lugar, e Sinop em 38º. Além dessas, outras nove cidades do estado também aparecem entre as 100 que mais exportaram em 2025, são elas: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Diamantino, Matupá, Nova Mutum, Primavera do Leste, Querência e Sapezal.
Conforme o levantamento, cada um desses municípios exportou entre US$ 800 milhões e US$ 2,6 bilhões no ano passado. Em 2025, a China foi o principal destino das exportações de Rondonópolis, comprando mais de US$ 700 milhões em mercadorias.
Esse valor representa quase 30% de tudo o que a cidade exportou no ano. Os principais produtos comercializados pela cidade foram soja e derivados, algodão e milho. No total, Mato Grosso exportou cerca de US$ 27 bilhões em 2025. O país que mais comprou do estado foi a China, com mais de US$ 11 bilhões, o que corresponde a 41% das exportações de Mato Grosso.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Líder no etanol de milho, Mato Grosso amplia oportunidades para o SNFZ11
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 13h 44min
Ferrovia Estadual coloca Lucas no próximo capítulo da logística de MT
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 12h 43min
Audiência aponta descontentamento sobre obras do contorno viário em Lucas
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 11h 42min
