Noticias
52 animais descaminhados da Bolívia são sacrificados
21 de Agosto de 2024 as 19h 02min

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), abateram 52 vacas adultas descaminhadas da Bolívia com destino a Cáceres sem procedência sanitária. O acompanhamento da entrada dos animais em território brasileiro foi feito via drone, seguindo o caminhão até a propriedade de destino.
Ao chegar no local, foi feita abordagem com a solicitação de documentos sanitários que não existiam, visto que o estado não possui tratado de certificação internacional com a Bolívia. Diante da não apresentação da documentação sanitária, foi feito o sacrifício sanitário de 52 vacas adultas acima de 36 meses.
“Durante o período de 30 dias nós fizemos um serviço de inteligência em parceria com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), para atuar de uma forma mais incisiva na fronteira Brasil/Bolívia. Isso resultou em uma operação que realizamos ontem, na qual foi apreendido um caminhão que estava transportando 52 animais – vacas adultas, acima de 36 meses – de forma irregular”, explica a Emanuele de Almeida, presidente do Indea-MT.
A entrada ilegal de animais, sem procedência sanitária, coloca em risco a saúde humana e o rebanho de Mato Grosso, além de violar tratados internacionais do Brasil com a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).
O Instituto possui 4 equipes que funcionam 24 horas na divisa Bolívia – Mato Grosso. Além disso, operam com serviços de inteligência para analisar todo o trânsito de onde será feita a triangulação do ingresso dos animais no estado e a destinação deles.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
IFMT abre 3,5 mil vagas para ensino médio técnico
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 05h 18min
Violência recua após ações contra facções
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 11h 23min
Dívidas, calote e falta de crédito travam produtores
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 09h 22min