Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 29 de Maio de 2025

Noticias

5 milhões de produtores impulsionam setor que representa 23,2% do PIB brasileiro

07 de Maio de 2025 as 05h 57min

Especialista destaca os principais mecanismos legais de proteção ao produtor rural – Foto: Divulgação

No Dia do Campo, celebrado na última segunda-feira (5), o protagonismo de mais de 5 milhões de produtores rurais ganha evidência.

Responsáveis por sustentar parte significativa da economia brasileira, esses trabalhadores estão à frente de um setor que representa 23,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com dados do Cepea em parceria com a CNA. No quarto trimestre de 2024, o agronegócio cresceu 4,48%, revertendo quedas anteriores e fechando o ano com avanço de 1,81%.

“O agronegócio não é apenas uma atividade produtiva, mas um elo vital que conecta o campo à indústria e aos serviços. É uma engrenagem que exige segurança jurídica para continuar operando com eficiência”, explica o Coordenador de Negociações do Núcleo de Recuperação Judicial, do escritório João Domingos Advogados Associados, Dr. Walef Bruno.

Com base legal desenvolvida, os produtores rurais têm direito a instrumentos jurídicos que os auxiliam em momentos de dificuldade. A recuperação judicial, prevista na Lei nº 11.101/2005, é uma das alternativas disponíveis para reestruturar dívidas e manter a continuidade da produção. “A recuperação judicial é uma ferramenta estratégica, que permite ao produtor reorganizar suas finanças sem paralisar sua atividade essencial ao país”, explica o advogado.

Outro mecanismo importante é a prorrogação de dívidas rurais, prevista no Manual de Crédito Rural. Em casos de frustração de safra ou eventos climáticos, é possível solicitar a extensão dos prazos de pagamento, desde que comprovadas as circunstâncias e respeitadas as normas. O coordenador Walef Bruno explica que os produtores não estão desamparados e que, havendo justificativa técnica, os contratos podem ser ajustados sem aumento de encargos, conforme prevê a regulamentação vigente.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Safra de café pode registrar perdas de até 40% em Rondônia

Publicado em 29 de Maio de 2025 ás 13h 51min


Tráfico de formigas revela nova face do comércio ilegal de animais

Publicado em 29 de Maio de 2025 ás 12h 49min


Fortaleza pega o Racing para evitar uma nova eliminação

Publicado em 29 de Maio de 2025 ás 11h 45min


Jornal Online

Edição nº1555 - 29/05/2025