Noticias
Abilio defende apuração de emendas PIX no país
06 de Agosto de 2025 as 08h 36min
Prefeito cobra mais controle sobre as verbas - Foto: Luiz Alves
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), defendeu publicamente a investigação das chamadas emendas PIX — repasses diretos da União para estados e municípios, indicados por parlamentares, sem a exigência de convênios ou projetos pré-aprovados.
Segundo ele, é necessário apurar a destinação dos recursos e garantir que cheguem efetivamente à população. “Tem que investigar todas as emendas parlamentares e PIX, para que os gestores apliquem melhor”, afirmou.
Abilio citou como exemplo o município de Jangada, que recebeu R$ 40 milhões por meio de uma emenda do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). “Não que Jangada não precise, mas é preciso verificar se chegou na ponta, se beneficiou a população”, pontuou.
O prefeito também relatou dificuldades em rastrear recursos que ele próprio indicou para outras cidades. “Apliquei recursos em outros municípios e tive dificuldade em Cuiabá de encontrar esses valores. Destinei para uma finalidade, mas foi usado em outra”, disse.
Para Abilio, o modelo das emendas PIX apresenta brechas por permitir que a verba seja transferida com apenas uma carta de recomendação, sem controle prévio. “O prefeito pode cadastrar como quiser e gastar. Só presta contas depois”, observou.
Ele também criticou a mudança de entendimento sobre o caráter impositivo das emendas. “R$ 41 milhões eram impositivos. O Flávio Dino mudou o critério. O governo executou algumas, depois congelou outras. Foi certo apurar e saber a destinação”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportação de açúcar deve atingir 1,83 mi de toneladas em fevereiro
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 15h 19min
Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min
BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min
