Noticias
Agricultura familiar fortalecida com assistência técnica, inovação e apoio
25 de Janeiro de 2026 as 04h 38min
Apoio à produção e planejamento integrado – Foto: Anderson Lippi
A agricultura familiar de Lucas do Rio Verde registrou avanços significativos em 2025, consolidando-se como um dos pilares do desenvolvimento rural sustentável do município. Ao longo do ano, A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente investiu mais de R$ 620 mil diretamente em ações de fortalecimento do setor, com foco na ampliação da produção, geração de renda e qualificação dos agricultores familiares.
Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos estratégicos, como plantadeira de abacaxi, caixas de abelhas e melgueiras, além da manutenção de máquinas, fomento à associação da agricultura familiar e oferta de assistência técnica especializada, por meio de parceria com o Sebrae/MT e Senar.
Para o prefeito Miguel Vaz, a agricultura familiar ocupa um papel importante no desenvolvimento do município. “Sou filho de pequenos produtores da agricultura familiar, com muito orgulho. Essas ações do Município são fundamentais para a segurança alimentar, para a geração de renda no campo e para o fortalecimento da economia local. Os investimentos e ações realizadas ao longo de 2025 mostram o nosso compromisso em apoiar quem produz, garantindo assistência, estrutura e oportunidades para que as famílias permaneçam e prosperem no meio rural”.
Ao longo de 2025, a SAMA ampliou a assistência técnica aos produtores, totalizando 708 atendimentos a 93 agricultores familiares, por meio de ações próprias e parcerias com Senar e Sebrae. Como incentivo à diversificação produtiva e à geração de renda no campo, foram entregues mais de 6 mil mudas aos produtores do município.
O suporte à produção rural também contou com a atuação da Patrulha Agrícola, que realizou 257 serviços, somando mais de 700 horas de trabalho, atendendo comunidades rurais e contribuindo para maior eficiência nas propriedades.
Outro avanço importante foi o fortalecimento da regularização e da segurança alimentar. O Serviço de Inspeção Municipal, agora integrado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (CIDESA), acompanhou a produção das agroindústrias locais, garantindo qualidade, segurança dos alimentos e apoio à formalização da produção.
Parte da produção da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde também é destinada à merenda escolar da rede municipal de ensino, contribuindo diretamente para a oferta de alimentos frescos e de qualidade aos alunos. A iniciativa fortalece a produção local e promove uma alimentação mais saudável.
O Município também promoveu feirinhas mensais da agricultura familiar, incentivando a comercialização direta e fortalecendo a economia local. A secretaria também participou do Show Safra 2025, realizando o 8º Fórum da Agricultura Familiar, que contou com lançamento do Selo de rastreabilidade da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde, e avançou em projetos voltados à agroindustrialização, inspeção e comercialização da produção.
Os resultados reforçam o potencial econômico do setor. Dados do Censo Rural Municipal 2025 apontam que a agricultura familiar apresenta alto rendimento por hectare, podendo gerar renda bruta de até R$ 133 mil por família ao ano, além de desempenhar papel fundamental na segurança alimentar e no desenvolvimento sustentável do município.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min
Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min
Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
