Noticias
AL aprova projeto do Executivo que congela valor do Fethab
11 de Julho de 2025 as 06h 53min

Os deputados estaduais aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei, de autoria do Governo do Estado, que congela o reajuste do Fethab pelos próximos seis meses. A proposta foi aprovada por maioria nesta semana, com votos contrários somente do deputado Valdir Barranco e da deputada em exercício Graciele Marques dos Santos.
Essa era uma reinvindicação da Aprosoja-MT e de outros setores ligados ao pagamento do Fethab, que defendiam medidas que atenuassem o impacto sobre a rentabilidade do produtor rural no Estado. O governador Mauro Mendes (União) atendeu o pedido e enviou o PL à Assembleia.
O projeto de lei estabelece o congelamento dos valores da UPF (Unidade Padrão Fiscal), que é usada para o cálculo do Fethab. O Fethab é uma taxa cobrada de produtores rurais destinada a financiar obras em todo o Estado. É corrigido pela inflação e sofre reajustes a cada seis meses.
Conforme texto aprovado nesta quarta, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho vai considerar o valor da UPF de julho do ano anterior. No período de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da unidade de padrão fiscal de janeiro do mesmo ano.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), “o estado tem condição de fazer esse congelamento sem qualquer perda de receita”.
A deputada Janaina Riva (MDB) também defendeu a aprovação do projeto e apontou a necessidade de mudanças estruturais na forma como a contribuição é calculada e reajustada em Mato Grosso. Para a parlamentar, é urgente criar um índice que acompanhe a realidade do mercado e evite que os produtores sejam penalizados quando os preços caem.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Computador feito à base de neurônios humanos já está à venda
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 14h 54min
Desejo de Arias de atuar na Europa deixa Fluminense em encruzilhada
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 13h 55min
Nova lei endurece punições por maus-tratos contra idosos e PCDs
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 12h 50min