Noticias
AL: Botelho vê a renovação da Energisa praticamente definida
14 de Janeiro de 2026 as 09h 19min
Deputado cobra contrapartidas e mudanças no contrato – Foto: Assessoria
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) afirmou que a renovação antecipada da concessão de energia elétrica em Mato Grosso com a Energisa já estaria praticamente decidida no âmbito do Ministério de Minas e Energia.
Após reunião em Brasília, o parlamentar disse ter percebido, pela postura do ministro Alexandre Silveira, que o processo avança apenas para ajustes formais. “No meu entendimento, ele já decidiu renovar com a Energisa”.
Embora o contrato atual tenha validade até dezembro de 2027, o governo federal avalia antecipar a prorrogação sob o argumento de garantir previsibilidade e segurança jurídica para novos investimentos no setor elétrico.
Botelho, no entanto, criticou o formato da decisão. “Ele está antecipando e disse que é para favorecer investimento. Tudo bem, é algo que a gente não aceita muito, mas nós não podemos mudar”, afirmou.
Diante da possibilidade de renovação, a bancada mato-grossense passou a concentrar esforços na inclusão de contrapartidas no novo contrato. Outras críticas recorrentes envolvem a demora no restabelecimento do fornecimento e falhas no atendimento ao consumidor, sobretudo em áreas rurais. “Tem locais que ficam muito tempo sem energia”, disse.
Embora não se oponha à renovação, o deputado defende mudanças profundas no contrato. “Não sou contra renovar, mas tem que mudar esse contrato”, reforçou.
Entre as exigências citadas estão metas claras de atendimento, ampliação da rede trifásica, investimentos estruturais e valorização dos técnicos. Botelho também criticou o modelo de gestão da concessionária, apontando terceirização excessiva e decisões centralizadas fora do Estado. “Despreza totalmente o mercado mato-grossense”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Gergelim ganha espaço e se consolida como segunda opção de safra em MT
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 06h 51min
Amazon decepciona no lucro, mas eleva gastos para US$ 200 bilhões
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 04h 46min
Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min
