Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Dezembro de 2025

Noticias

Alerta a condutores sobre novas regras de veículos e permissões para dirigir

18 de Dezembro de 2025 as 05h 04min

Nova regra altera exigências de documentação para dirigir – Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, alerta a população sobre as novas regras de trânsito que passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2026.

Determinadas pela resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as regras definem exigências para conduzir e para circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos (patinetes, por exemplo).

As principais mudanças estão na permissão para dirigir alguns veículos e na exigência de documentos regulamentares, como Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e classificações de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veja as mudanças.

Ciclomotores elétricos: Com capacidade de até 50 km/h e potência entre 1000 watts e 4000 watts, será necessário portar ACC ou CNH A, bem como o uso de capacete. Passa a ser obrigatório o emplacamento e registro. Somente pessoas com idade superior a 18 anos podem conduzi-los;

Ciclomotores elétricos com potência superior a 4000 watts: Passam a ser considerados uma motoneta ou motocicleta e, portanto, será necessário portar CNH A e o uso de capacete. Emplacamento e registro são obrigatórios. Somente pessoas com idade de 18 anos ou mais poderão dirigi-los;

Autopropelidos: São veículos elétricos de mobilidade individual, como patinetes, monociclos e scooters, que se movem por propulsão além do esforço humano. Esses veículos possuem potência máxima de 1000 watts e velocidade limitada de 32 km/h. Não precisam de autorização para dirigir nem de emplacamento. Pessoas com idade igual ou superior a 16 anos podem conduzi-los.

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Geraldo Campagnaro, explica que as mudanças são baseadas no crescente número desses veículos e na necessidade de implementação de regras para garantir a segurança dos usuários. “O número desses veículos no país está crescendo muito e tem ganhado grandes proporções, principalmente pela facilidade de locomoção, e, com certeza, são grandes aliados da mobilidade urbana. Em Sinop esse cenário não é diferente. Então as regras instituídas pelo Contran visam garantir a segurança dos condutores e manter o trânsito organizado e seguro para todos”, comentou ele.

FISCALIZAÇÃO

Com a implementação das novas regras entrando em vigor a partir do primeiro dia de janeiro de 2026, as fiscalizações precisarão ser feitas com eficácia.

Campagnaro explica que ações de orientação já vêm sendo realizadas no município, bem como campanhas que visam informar os cidadãos dessas mudanças, mas não descarta que fiscalizações punitivas serão adotadas a fim de garantir a regularidade desses veículos em circulação.

“A partir de janeiro, esses veículos serão fiscalizados no município e precisarão estar em dia. Os veículos encontrados sem a devida regularização, ou seja, sem os documentos pessoais do condutor para os veículos que tiverem essa obrigação, ou sem o documento do veículo registrado e emplacado, também para os que tiverem essa exigência, serão recolhidos até sua devida regularização. É válido salientar que os proprietários dos autopropelidos precisam portar a nota fiscal do veículo”, explicou.

De acordo com a nova regulamentação, os equipamentos autopropelidos, como patinetes, monociclos e scooters elétricas, devem possuir indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira e lateral. Para esse tipo de veículo, não há exigência de registro, emplacamento ou habilitação para condução.

As bicicletas elétricas, por sua vez, deverão contar com indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo e pneus em condições adequadas de segurança. Assim como os autopropelidos, não será necessário registro, emplacamento ou habilitação para conduzir bicicletas elétricas.

Já os ciclomotores passam a ter exigências mais rigorosas. Esses veículos deverão possuir espelhos retrovisores dos dois lados, farol dianteiro de cor branca ou amarela, lanterna traseira vermelha, velocímetro, buzina, pneus em boas condições e dispositivo de controle de ruído do motor. O uso de capacete de segurança e vestuário de proteção é obrigatório, assim como o registro e o emplacamento do veículo. Para conduzi-los, será exigida habilitação na categoria ACC ou CNH categoria A.

No caso das motocicletas e motonetas, permanecem as exigências já conhecidas, como espelhos retrovisores em ambos os lados, farol dianteiro branco ou amarelo, lanterna traseira vermelha, velocímetro, buzina, pneus em condições seguras e dispositivo de controle de ruído do motor, além do uso obrigatório de capacete e vestuário de proteção. O registro e o emplacamento continuam sendo obrigatórios, assim como a Carteira Nacional de Habilitação na categoria A.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Modelo indica que planetas como a Terra são comuns no espaço

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 16h 09min


Ceia de fim de ano deve pesar mais no bolso

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 15h 09min


Finep anuncia parceria de R$ 74,9 milhões para a agricultura familiar

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 14h 08min


Jornal Online

Edição nº1698 - 17/12/2025