Noticias
ALMT cobra Banco do Brasil sobre dívidas de servidores
28 de Julho de 2025 as 06h 20min

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso pretende ouvir representantes do Banco do Brasil sobre contratos de crédito consignado com servidores públicos estaduais. O requerimento para a convocação é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), mas ainda não há data definida para a audiência.
Mesmo assim, o parlamentar se antecipou e, junto com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valter Albano, reuniu-se com o gerente-geral do banco, Márcio Corrêa. O objetivo foi discutir alternativas ao crescente superendividamento dos servidores, que já atinge mais de 62 mil pessoas no estado.
O Banco do Brasil é responsável pela folha de pagamento do funcionalismo e pela maior parte das operações de crédito consignado. A principal preocupação gira em torno dos cartões consignados, considerados os maiores vilões do endividamento por conta dos juros elevados.
Corrêa defendeu a criação de uma margem específica para renegociações, sem aumento do comprometimento da renda. Ele também mencionou limitações impostas pelo Banco Central, como a impossibilidade de portabilidade do cartão consignado para linhas convencionais.
Segundo a Seplag, 42,5% dos servidores de Mato Grosso já ultrapassaram os limites de crédito consignado. A legislação estadual permite comprometimento de até 35% com empréstimos, 15% com cartão de crédito e mais 10% com cartão de benefício.
O TCE promete realizar novos encontros técnicos para tentar construir uma saída. Para Albano, o envolvimento do Banco do Brasil é essencial para resolver o problema, que ele classificou como “assustador”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Poxoréu registra tremor de terra
Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 12h 36min
Margareth Buzeei critica Eduardo Bolsonaro por boicote nos EUA
Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 10h 34min
Quase 500 mil afastamentos por transtornos mentais no Brasil
Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 10h 01min