Noticias
ALMT debate decretos e impactos no Pantanal
30 de Abril de 2026 as 15h 54min
Produtores e deputados criticam ampliação – Foto: Hideraldo Costa
A Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso se reuniu, nesta semana, na sede da Aprosoja, para discutir os impactos da ampliação de unidades de conservação no Pantanal.
O encontro reuniu deputados, produtores rurais e representantes de entidades do setor, que também trataram do fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocultura no estado.
No centro do debate estiveram os decretos federais nº 12.886 e nº 12.887, que ampliam áreas de conservação em regiões de Poconé e Cáceres. As medidas já são alvo de questionamentos no Congresso Nacional, onde tramita proposta para sustar seus efeitos. Parlamentares e representantes do setor criticaram a condução do processo, apontando falta de diálogo e insegurança jurídica para produtores atingidos.
Durante a reunião, o deputado estadual Gilberto Cattani afirmou que a ampliação por decreto pode comprometer a atividade econômica em Mato Grosso. “Sem o zoneamento, corremos o risco de inviabilizar a atividade econômica em metade do estado”, disse.
Representantes do setor produtivo reforçaram as críticas às medidas. O presidente do Sindicato Rural de Poconé, Ricardo Arruda, destacou que grande parte da preservação do Pantanal ocorre dentro de propriedades privadas. “Cerca de 95% das áreas preservadas estão dentro de propriedades particulares. O produtor é o verdadeiro guardião do bioma”, afirmou.
A analista da Famato, Tânia Arévalo, avaliou que a legislação já impõe restrições significativas à atividade econômica na região. Segundo ela, a ampliação pode gerar impactos sociais, como abandono de áreas e prejuízos ao modo de vida das comunidades locais. “A legislação no Pantanal já é extremamente restritiva, permitindo basicamente a pecuária extensiva”, disse.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso é destaque no GAFFFF 2026
Publicado em 03 de Outubro de 2026 ás 10h 48min
Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500
Publicado em 03 de Outubro de 2026 ás 08h 46min
TRE proíbe venda e consumo de álcool durante horário de votação
Publicado em 03 de Outubro de 2026 ás 06h 44min
