Noticias
AMM pede freio em endividamento de Prefeituras: "Fase de cautela"
24 de Março de 2026 as 14h 47min
Prefeitos serão orientados em evento na Capital – Foto: Divulgação
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, alertou que cerca de 35 municípios dos 142 estão com dívidas críticas, principalmente em precatórios e da Previdência
É um ano de incerteza devido ao processo da eleição nacional e estadual. O que a gente tem alertado aos prefeitos do Estado é para desacelerar nesse momento o endividamento das prefeituras.
“É um ano de incerteza devido ao processo da eleição desse ano nacional e estadual. O que a gente tem alertado aos prefeitos do Estado é para desacelerar nesse momento o endividamento das prefeituras”, disse.
Ele cita o caso específico de Várzea Grande como município da lista de endividamento. “É um município que hoje paga muito precatório por questões de gestões passadas. E que está estourando agora”, disse. “Mas lembrando que essa dívida não é atribuída à atual gestão”.
A situação do aumento de dívidas, segundo ele, é agravada devido os municípios terem menos fonte de receitas dos repasses constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), distribuído pelo Governo Federal, e a cota de 25% do ICMS que é destinado pelo Governo do Estado aos municípios.
Ele afirmou estar preocupado com a situação. “Temos visto a cada dia um afastamento cada vez mais dos recursos federais dentro dos municípios e o que os municípios recebem de FPM e ICMS”, diz sobre as contas dos municípios.
Os valores de repasses, explicou, não crescem como crescem a taxa de juros, e o endividamento dos municípios. “Então, é um ano de alerta”, avisou.
O presidente da AMM disse que a questão do endividamento dos municípios será um dos temas tratados em um encontro de prefeitos na semana que vem. “Entre os temas vamos debater a avaliação de risco fiscal, diversos assuntos em relação à arrecadação, transparência, gestão de convênios, reforma tributária”, enumerou.
O II Encontro Mato-grossense dos Municípios será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP) e Sebrae, entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Eventos do Pantanal, com apoio da AMM.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso licita construtora para erguer 50 casas para a famílias em extrema vulnerabilidade
Publicado em 24 de Março de 2026 ás 15h 48min
Conselheiro da AENOR palestra sobre alvarás e orienta setor madeireiro
Publicado em 24 de Março de 2026 ás 15h 00min
Transporte Zero: empresários relatam mais turistas e alta no faturamento
Publicado em 24 de Março de 2026 ás 13h 46min
