Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 24 de Junho de 2025

Noticias

Ampliar áreas de ILPF para reduzir emissões de carbono

05 de Dezembro de 2024 as 13h 52min

Até 2030, estado quer ampliar para 1,3 milhão de hectares a área para cultivar grãos, criar gado e produzir energia – Foto: Divulgação

Membros do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT, que tem a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) como integrante, discutiram estratégias para ampliar e fortalecer a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e os Sistemas Agroflorestais (SAFs) para às metas do planejamento sustentável na agropecuária para 2030.

O ABC+ em MT é um plano estadual que busca adaptação da agropecuária à mudança climática e uma produção para baixa emissão de carbono até o ano de 2030. O Grupo Gestor é composto por representantes de diversos órgãos públicos e entidades estaduais e federais. Cada Estado do país, junto com o Governo Federal, desenvolvem seus próprios planos.

Mato Grosso é responsável por 17,21% da meta nacional de redução de gases de efeito estufa, segundo o Grupo Gestor com base em dados do Governo Federal.

Entre as prioridades apresentadas na reunião, está a ampliação de 1,3 milhão de hectares com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) até 2030. A prática recupera áreas de pastagens degradadas e combina, na mesma propriedade, diferentes atividades produtivas como cultivo de grãos, criação de gado e produção de agroenergia. Para alcançar a meta, serão realizadas ações como capacitação de produtores, incentivo ao uso de espécies nativas e oferta de linhas de financiamento.

Além disso, os Sistemas Agroflorestais (SAFs), que busca associar a produção agropecuária de propriedades com áreas de matas nativas preservadas, terão um incremento de 311 hectares, com apoio de projetos voltados à agricultura familiar, financiamento junto ao Banco Mundial, formação técnica e políticas de pagamento por serviços ambientais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

PM identificou faccionados em eventos suspensos, diz Abilio

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 16h 29min


Distrito de União do Norte: obras nas paralelas da MT-322 estão a todo vapor

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 15h 36min


Matupá: obras do estacionamento em frente ao HM seguem em ritmo acelerado

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 14h 36min


Jornal Online

Edição nº1574 - 25/06/2025