Noticias
Anatel obriga operadoras a aderirem ao “Não Me Perturbe” em até 60 dias
05 de Setembro de 2025 as 11h 11min

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou nesta semana que todas as operadoras de telecomunicações deverão aderir, em até 60 dias, ao sistema “Não Me Perturbe”. A plataforma permite que consumidores solicitem o bloqueio de ligações com ofertas de serviços de telecomunicações e de instituições financeiras.
Com a medida, após o prazo estipulado, todas as prestadoras, incluindo as de pequeno porte, estarão proibidas de oferecer serviços por telefone para consumidores inscritos na lista do “Não Me Perturbe”.
Até então, a adesão ao sistema era obrigatória apenas para empresas vinculadas ao Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), gerido pela Conexis Brasil, que inclui as operadoras Claro, Vivo, TIM, Oi, Algar, Ligga e Sky.
O site do serviço também lista 67 instituições financeiras que participam da iniciativa. Segundo a Anatel, o sistema ajuda a evitar a oferta de produtos, como telefone, TV e internet, além de serviços financeiros, como empréstimos e cartões de crédito. O cadastro pode ser feito no site www.naomeperturbe.com.br.
Apesar disso, especialistas ouvidos destacaram que muitos consumidores continuam recebendo ligações, uma vez que empresas de vendas e golpistas ignoram o cadastro.
A Anatel ressalta ainda que o bloqueio não se aplica a ligações realizadas para confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças ou retenção de solicitações de portabilidade, “com ou sem oferta de refinanciamento”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pedidos de recuperação judicial crescem 45%
Publicado em 05 de Setembro de 2025 ás 13h 13min
Senado aprova PEC da Sustentabilidade Fiscal
Publicado em 05 de Setembro de 2025 ás 12h 13min
Santos acumula déficit de R$ 42 milhões no segundo trimestre
Publicado em 05 de Setembro de 2025 ás 10h 01min