Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 05 de Maio de 2025

Noticias

Aprosoja critica Fávaro por omissão com setor do agro

05 de Maio de 2025 as 16h 12min

Beber afirma que Fávaro não defende os interesses dos produtores de MT - Foto: Assessoria

A atuação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), tem gerado forte insatisfação dentro do setor produtivo de Mato Grosso. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, o ministro não correspondeu às expectativas dos produtores do Estado.

Em entrevista ao site Repórter MT, Beber foi categórico ao afirmar que Fávaro não tem exercido a defesa do setor agrícola como se esperava."O ministro da Agricultura deveria defender o setor que ele representa, e eu não vejo ele fazer essa defesa", disse.

Fávaro foi eleito senador por Mato Grosso e se licenciou para assumir o comando do ministério no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).Para a Aprosoja, o fato de o ministro ser mato-grossense não tem resultado em ganhos reais para o Estado. "Gera muita expectativa ter um ministro daqui, mas ele não tem atendido. Para nós, não muda nada ser ele ou não. O fato de ele ser do Estado não está refletindo no olhar para o produtor de Mato Grosso", criticou Beber.

A principal queixa da entidade é a ausência de posicionamento firme do ministro diante de temas sensíveis ao agronegócio, como a Moratória da Soja. A medida, liderada por entidades ambientais, pretende endurecer as exigências socioambientais para a exportação da soja brasileira.

Segundo Beber, o Ministério do Meio Ambiente tem sido signatário da moratória, enquanto Fávaro permanece em silêncio. "Agora vemos aí o Ministério do Meio Ambiente signatário da moratória e o ministro da Agricultura calado diante disso. Ou seja, não faz o enfrentamento", declarou.

A Aprosoja-MT também destaca que o setor tem enfrentado uma série de dificuldades em nível nacional, como queda de preços e aumento dos custos de produção, sem que o ministério tenha tomado medidas de proteção aos produtores. "Então, gera essa quebra de expectativa do nosso setor. Não muda nada ele ser daqui, para nós não tem trazido nenhuma diferença ter um ministro aqui do Estado", concluiu o presidente da Aprosoja-MT.

Carlos Fávaro ainda não comentou publicamente as críticas feitas pela associação.

Fonte: CLEMERSON SM

Veja Mais

Bolsonaro convoca nova manifestação em Brasília

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 18h 21min


Diretora encontra arma dentro de mochila de criança em escola em Sorriso

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 17h 17min


O que aconteceu com o planeta que a Terra “engoliu”?

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 12h 20min


Jornal Online

Edição nº1537 - 06/05/2025