Noticias
Artistas promovem exposição aberta e pintura colaborativa no Pissinatti
30 de Outubro de 2025 as 05h 26min
Deborah apresenta proposta aos estudantes do 1º ano – Foto: José Roberto Gonçalves
Uma iniciativa voltada à arte e à saúde mental movimentou a Escola Estadual Olímpio João Pissinatti Guerra, em Sinop, na última sexta (24). O projeto, realizado em parceria entre a Associação de Belas Artes de Sinop (ABASP), a Universidade Federal e o Rotary Club de Sinop Teles Pires, reuniu estudantes do 1º ano do ensino médio em uma ação de pintura colaborativa e exposição aberta.
A atividade integra um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde mental de escolares, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e com o apoio do Rotary Teles Pires – responsável por viabilizar as iniciativas. Todas as ações compõem o Programa de Vigilância em Saúde dos Escolares, sob coordenação do professor Dr. Mário Sugizaki. O trabalho teve início com o Fórum de Saúde Mental de Escolares, realizado em setembro, e seguiu com oficinas e jogos na Escola São Vicente de Paula, que estimularam o diálogo dos alunos sobre o tema.
Agora, a proposta ganha nova dimensão com a parceria da Associação dos Artistas Plásticos de Sinop e da professora de artes Deborah Prado. A iniciativa busca criar estratégias de cuidado e acolhimento por meio da arte, da arteterapia e de práticas lúdicas que favoreçam a expressão emocional e o bem-estar dos estudantes.
Durante a atividade, os alunos participaram de uma pintura colaborativa que resultou em uma grande tela coletiva. A arte foi utilizada como ferramenta para discutir sentimentos, cores e percepções sobre o que vivem no dia a dia.
O presidente da ABASP, artista plástico Ari Carvalho, destacou o impacto da experiência entre os jovens: “Hoje fizemos uma apresentação artística, uma pintura colaborativa com os alunos, na qual a professora Débora se utiliza de cores para falar sobre saúde mental, sentimentos e sobre como esses jovens se sentem. Acho que todo momento é para se cuidar da saúde mental — e nessa idade, eles precisam de atividades que os façam expressar o que estão passando. Mudar a tela preta por uma tela colorida ajuda muito”, afirmou.
A presença de artistas plásticos nas escolas tem se mostrado uma experiência enriquecedora, aproximando os jovens do universo artístico e mostrando que a arte também é um caminho de expressão, sensibilidade e transformação.
Professora e artista plástica, Deborah explica que unir o olhar pedagógico com a vivência artística proporciona experiências mais completas e significativas. “É o toque com as mãos, a questão das cores e o impacto que elas têm no psicológico e na expressão emocional”, completa.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Trânsito é desviado para pista recém-construída na BR-163 em Sorriso
Publicado em 30 de Outubro de 2025 ás 16h 32min
Girassol Agrícola eleva a régua da qualidade das sementes
Publicado em 30 de Outubro de 2025 ás 15h 32min
Mato Grosso defende modelo sustentável da pecuária
Publicado em 30 de Outubro de 2025 ás 14h 31min
