Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 17 de Setembro de 2025

Noticias

As desigualdades de tratamento que uma gestante recebe no sistema público X privado

02 de Outubro de 2021 as 14h 00min

A assistência pré-natal é de extrema importância no processo de gestação, seja pelo sistema privado ou público, que é de direito de toda gestante receber atendimento e acompanhamento médico até o puerpério.

Mas na prática o tratamento recebido por uma gestante no sistema público deixa muito a desejar – desde a forma de tratamento, que muitas vezes é hostil, grosseira e extremamente humilhante, até o atendimento em si que julga ser “normal” uma grávida vomitar sangue.

Quando fiz uma ultrassom pelo SUS, fui informada de que estava tudo bem, e que não havia nenhum problema com o bebê. Julgando estar tudo tranquilo, fiquei aliviada.

Até realizar um ultrassom pelo sistema privado. Fui informada de que minha filha estaria muito abaixo do peso que ela deveria estar.

Obviamente entrei em desespero, tendo que ouvir de pessoas próximas que a culpa era minha que não estava comendo o suficiente, que estava apenas pensando em mim e em não deformar o meu corpo – sendo que o real problema era que nada parava no meu estômago.

E por conta de estar sofrendo com uma salivação excessiva e uma azia constante, não conseguia me alimentar corretamente.

Nada adiantou conversar com os profissionais do sistema público, pois para eles o problema de peso da nenê é normal, e que ela vai começar a ganhar peso agora, a partir do sexto mês de gestação (que já está chegando ao fim) e a azia, juntamente com a salivação excessiva, não tem o que fazer, restando assim recorrer ao sistema privado na expectativa de solucionar esses problemas que estão tornando o processo de gestação um trauma muito grande.

Não deveria ser dessa forma, pois o sistema público é um direito de todas as pessoas, mas a forma como fazem nos sentir é que seria um favor e que, por esse motivo, qualquer coisa que seja feita é mais do que realmente merecemos.

É importante ressaltar também que existem profissionais bons e ruins em qualquer lugar, e que isso não se adequa apenas ao sistema público. Não, não estamos generalizando o sistema por inteiro, mas realmente alguns profissionais nos fazem ter uma experiência ruim, acarretando em pânico e traumas que muitas vezes serão irreversíveis.

JAINY SOARES É ACADÊMICA E ESTÁ NO 8º SEMESTRE DE JORNALISMO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FASIPE – UNIFASIPE

Fonte: JAINY SOARES

Veja Mais

Comissão da AL inicia análise sobre concessão de energia

Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 03h 57min


Mercado de trigo segue lento com agentes defensivos e baixa liquidez

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 17h 40min


Ancelotti diz que não vê obrigação em vencer a Copa

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 16h 38min


Jornal Online

Edição nº1634 - 17/09/2025