Noticias
Assembleia cria frentes para combater feminicídio em MT
15 de Setembro de 2025 as 09h 39min

Mato Grosso, pelo segundo ano consecutivo líder em feminicídios, terá duas frentes de atuação na Assembleia Legislativa para enfrentar a violência contra a mulher. A decisão ocorre após a tentativa de criar uma CPI do Feminicídio não prosperar.
A proposta da CPI foi articulada pelas deputadas Edna Sampaio (PT), Janaina Riva (MDB) e Sheila Klener (PSDB). O pedido reuniu 12 assinaturas, quatro acima do mínimo, mas perdeu força após retiradas de apoio.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), a CPI acabou substituída por um acordo entre Executivo e Legislativo para a criação de uma Comissão Especial e de uma Câmara Temática sobre o tema.
O deputado Gilberto Cattani (PL) apresentou o pedido da Comissão Especial e terá a prerrogativa de presidir os trabalhos. As deputadas optaram por seguir com a Câmara Temática, voltada a debater políticas públicas e orçamento para combate à violência doméstica.
Janaina Riva explicou que a escolha da Câmara permite maior inclusão: “Na Câmara, podemos incluir desembargadora, defensora pública, delegada e até uma coronel da PM. Com esta carta branca do presidente, poderemos destinar o orçamento do ano que vem”.
Há expectativa de que Janaina Riva assuma a relatoria da Câmara Temática, coordenando debates sobre estratégias e investimentos no enfrentamento do feminicídio.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Prefeitura inicia obra da sede da Guarda Civil de Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 44min
Idosos e PCDs participam do Banho Assistido na Praia do Cortado em Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 39min
Prefeito de Lucas defende diálogo permanente do agro entre países sul-americanos
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 07h 41min