Noticias
Assembleia cria frentes para combater feminicídio em MT
15 de Setembro de 2025 as 09h 39min
Medidas surgem após fracasso da CPI do crime – Foto: Assessoria
Mato Grosso, pelo segundo ano consecutivo líder em feminicídios, terá duas frentes de atuação na Assembleia Legislativa para enfrentar a violência contra a mulher. A decisão ocorre após a tentativa de criar uma CPI do Feminicídio não prosperar.
A proposta da CPI foi articulada pelas deputadas Edna Sampaio (PT), Janaina Riva (MDB) e Sheila Klener (PSDB). O pedido reuniu 12 assinaturas, quatro acima do mínimo, mas perdeu força após retiradas de apoio.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), a CPI acabou substituída por um acordo entre Executivo e Legislativo para a criação de uma Comissão Especial e de uma Câmara Temática sobre o tema.
O deputado Gilberto Cattani (PL) apresentou o pedido da Comissão Especial e terá a prerrogativa de presidir os trabalhos. As deputadas optaram por seguir com a Câmara Temática, voltada a debater políticas públicas e orçamento para combate à violência doméstica.
Janaina Riva explicou que a escolha da Câmara permite maior inclusão: “Na Câmara, podemos incluir desembargadora, defensora pública, delegada e até uma coronel da PM. Com esta carta branca do presidente, poderemos destinar o orçamento do ano que vem”.
Há expectativa de que Janaina Riva assuma a relatoria da Câmara Temática, coordenando debates sobre estratégias e investimentos no enfrentamento do feminicídio.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
CDL Sinop repudia fim da escala 6x1 e alerta para impactos no comércio
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 06h 25min
Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min
Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min
