Noticias
Assembleia encerra 2025 com aprovação da LOA para 2026
30 de Dezembro de 2025 as 06h 42min
Ao todo, foram 5 sessões realizadas no mesmo dia – Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) concluiu o ano legislativo de 2025 com uma intensa agenda de votações. Em cinco sessões realizadas no 22 de dezembro, os deputados aprovaram a Lei Orçamentária Anual de 2026, com previsão de receita de R$ 40,7 bilhões.
O orçamento recebeu centenas de emendas e foi amplamente debatido em plenário. Na reta final dos trabalhos legislativos, os deputados estaduais analisaram e aprovaram a Lei Orçamentária Anual para 2026.
Durante a tramitação do projeto, foram apresentadas 228 emendas parlamentares, das quais 189 acabaram aprovadas em plenário. Do total de emendas aprovadas, 175 são impositivas, o que garante execução obrigatória pelo governo do Estado.
Para o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), o processo assegurou espaço para a contribuição de todos os parlamentares e resultou em avanços importantes, especialmente na área da saúde. “Todos os parlamentares tiveram espaço para contribuir com o orçamento e as propostas foram amplamente debatidas. O governo melhorou na questão da saúde, mandou duzentos milhões a mais”, explicou.
Segundo o presidente da Casa, embora o texto final não contemple integralmente todas as demandas do Legislativo, o resultado representa um avanço no diálogo institucional. Max Russi destacou que as emendas e proposições apresentadas pelos deputados foram incluídas no debate, fortalecendo a participação tanto da base quanto da oposição. “Do ajuste do orçamento, lógico que não é uma vitória completa por parte do que a Assembleia queria, mas já foi o início nesse sentido. As emendas foram todas colocadas, as proposições dos deputados foram todas colocadas. Então, acho que o debate deu oportunidade tanto para a situação quanto para a oposição de fazer um bom debate”, destacou.
Durante a análise do orçamento, alguns parlamentares solicitaram votação em destaque para emendas inicialmente rejeitadas. Entre elas, apenas uma acabou aprovada em plenário: a emenda de número 201, de autoria do deputado Wilson Santos, que destina R$ 100 milhões para a construção de moradias populares.
Com a pauta zerada, a Assembleia Legislativa encerrou oficialmente os trabalhos de 2025. Ainda assim, o presidente da Casa não descartou a possibilidade de convocação de sessões extraordinárias, caso haja necessidade antes do fim do ano. Caso não haja convocação extraordinária, a próxima sessão ordinária já está marcada para o dia 15 de janeiro. “Nós poderíamos ter sessões este ano ainda, se tiver uma necessidade, uma convocação ou algo nesse sentido. “No dia quinze de janeiro nós teremos o RGA, as contas do governo e as contas do Tribunal de Contas”, finalizou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
AMM alcança filiação total dos municípios
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min
Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min
Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
