Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 09 de Fevereiro de 2026

Noticias

Assembleia encerra 2025 com aprovação da LOA para 2026

30 de Dezembro de 2025 as 06h 42min

Ao todo, foram 5 sessões realizadas no mesmo dia – Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) concluiu o ano legislativo de 2025 com uma intensa agenda de votações. Em cinco sessões realizadas no 22 de dezembro, os deputados aprovaram a Lei Orçamentária Anual de 2026, com previsão de receita de R$ 40,7 bilhões.

O orçamento recebeu centenas de emendas e foi amplamente debatido em plenário. Na reta final dos trabalhos legislativos, os deputados estaduais analisaram e aprovaram a Lei Orçamentária Anual para 2026. 

Durante a tramitação do projeto, foram apresentadas 228 emendas parlamentares, das quais 189 acabaram aprovadas em plenário. Do total de emendas aprovadas, 175 são impositivas, o que garante execução obrigatória pelo governo do Estado. 

Para o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), o processo assegurou espaço para a contribuição de todos os parlamentares e resultou em avanços importantes, especialmente na área da saúde. “Todos os parlamentares tiveram espaço para contribuir com o orçamento e as propostas foram amplamente debatidas. O governo melhorou na questão da saúde, mandou duzentos milhões a mais”, explicou. 

Segundo o presidente da Casa, embora o texto final não contemple integralmente todas as demandas do Legislativo, o resultado representa um avanço no diálogo institucional. Max Russi destacou que as emendas e proposições apresentadas pelos deputados foram incluídas no debate, fortalecendo a participação tanto da base quanto da oposição. “Do ajuste do orçamento, lógico que não é uma vitória completa por parte do que a Assembleia queria, mas já foi o início nesse sentido. As emendas foram todas colocadas, as proposições dos deputados foram todas colocadas. Então, acho que o debate deu oportunidade tanto para a situação quanto para a oposição de fazer um bom debate”, destacou. 

Durante a análise do orçamento, alguns parlamentares solicitaram votação em destaque para emendas inicialmente rejeitadas. Entre elas, apenas uma acabou aprovada em plenário: a emenda de número 201, de autoria do deputado Wilson Santos, que destina R$ 100 milhões para a construção de moradias populares. 

Com a pauta zerada, a Assembleia Legislativa encerrou oficialmente os trabalhos de 2025. Ainda assim, o presidente da Casa não descartou a possibilidade de convocação de sessões extraordinárias, caso haja necessidade antes do fim do ano. Caso não haja convocação extraordinária, a próxima sessão ordinária já está marcada para o dia 15 de janeiro. “Nós poderíamos ter sessões este ano ainda, se tiver uma necessidade, uma convocação ou algo nesse sentido. “No dia quinze de janeiro nós teremos o RGA, as contas do governo e as contas do Tribunal de Contas”, finalizou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

AMM alcança filiação total dos municípios

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min


Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min


Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026