Noticias
Audiência debate os cinco primeiros meses de aplicação
21 de Julho de 2024 as 09h 09min

A Frente Parlamentar da Bacia do Rio Cuiabá da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Wilson Santos (PSD), realizou audiência pública para debater com as autoridades, representantes de diversos setores da sociedade e pescadores os impactos dos cinco primeiros meses da Lei nº 12.434/24, de 1º de março de 2024, que altera a Lei nº 9.096, sobre a política da pesca em Mato Grosso.
Segundo Santos, o Decreto nº 677/2024 foi publicado no dia 1º de fevereiro, antes mesmo de a proposta ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em virtude de um acordo feito na audiência de conciliação.
“Estamos discutindo os aspectos sociais e econômicos provocados pela lei estadual que se sobrepõe à legislação nacional e que não tem embasamento científico que a sustente. Estudos demostram que o estoque pesqueiro na Bacia do Alto Paraguai está normalizado, comprovando que a pesca não traz prejuízos ambientais em Mato Grosso, como aponta a lei”, explicou o parlamentar.
De acordo com o requerimento apresentado pelo deputado, a lei em vigor é alvo de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade propostas pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e Confederação Nacional dos pescadores e Aquicultores (CNPA), respectivamente.
As ações questionam as alterações na política da pesca em Mato Grosso (Lei estadual nº 9.096/2009) promovidas pela Lei estadual 12.197/2023, proibindo a pesca profissional no estado por cinco anos, a partir de 1° de janeiro deste ano. Atualmente, a legislação proíbe o transporte e comercialização de 12 espécies de peixes (cachara, capararari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirara, trairão e tucunaré) existentes nos rios de Mato Grosso.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
STF valida lei que permite devolução de valores pagos na conta de luz
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 12h 52min
Empresas de comunicação poderão emitir NFCom de forma voluntária
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 10h 51min
Consórcio vence leilão e deve investir R$ 7,26 bilhões na modernização
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 08h 50min