Noticias
Azeite, milho, café e carnes terão tarifa zero de importação
10 de Março de 2025 as 05h 05min

O Governo Federal anunciou que vai zerar o imposto de importação de nove produtos alimentícios considerados essenciais. A medida tem o objetivo de reduzir os preços dos alimentos ao consumidor.
Os alimentos que terão os tributos zerados são: Azeite (hoje 9%); Milho (hoje 7,2%); Óleo de girassol (hoje até 9%); Sardinha (hoje 32%); Biscoitos (hoje 16,2%); Massas alimentícias (macarrão) (hoje 14,4%); Café (hoje 9%); Carnes (hoje até 10,8%); Açúcar (hoje até 14%).
Além deles, a cota de importação do óleo de palma, atualmente em 65 mil toneladas, subirá para 150 mil toneladas. A redução de tarifas entrará em vigor nos próximos dias, após serem aprovadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Outra medida é a prioridade para os alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra, o programa que oferece financiamentos com juros subsidiados pelo governo para a produção agrícola. O objetivo é aumentar o estímulo a produtores rurais que produzam para o mercado interno. Essa priorização também atinge os óleos de canola e de girassol, que são culturas de inverno.
O governo ainda anunciou a formação de estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), após a queda dos preços. No mês passado, a Conab havia pedido R$ 737 milhões para reconstituir os estoques de alimentos desmantelados nos últimos anos.
Por fim, haverá a extensão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Esse sistema descentraliza as inspeções sanitárias, permitindo que estados e municípios façam o trabalho, mas poucas cidades aderiram ao Sisbi.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Polícia Civil fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 13h 40min
Fiscalização em Sinop mira imóveis com prazos vencidos
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 11h 39min
Cooperativismo do agro discute desafios, oportunidades e traça o futuro do setor
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 09h 37min