Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 08 de Maio de 2025

Noticias

Bacillus é um aliado das plantas na resistência contra doenças foliares

27 de Março de 2025 as 06h 51min

Fungicida e bactericida ajuda o produtor no combate aos patógenos de parte aérea – Foto: Assessoria

Com o avanço no desenvolvimento e na comercialização de bioinsumos no Brasil, o uso de produtos biológicos tornou-se uma estratégia importante no manejo de doenças em plantas, inclusive as foliares.

Dentre os microrganismos que são utilizados hoje nesse biocontrole, estão os dos gêneros Trichoderma e Bacillus, que são os mais estudados.

Os mecanismos de ação desses agentes são a competição por nichos e nutrientes, antibiose ou interação antagônica através da produção de compostos e metabólitos secundários, e a indução de resistência.

Com foco neste último modo de ação, a Biosphera AgroSolutions lança ao mercado o fungicida e bactericida microbiológico de amplo espectro à base de Bacillus velezensis BV02, o Powebac Inductor. Segundo a engenheira agrônoma, Isabela Gato, que atua na área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da empresa, a solução induz a resistência natural das plantas.

“Com benefícios comprovados no manejo de doenças-chave, esse produto contribui para práticas agrícolas mais sustentáveis e rentáveis, preservando a biodiversidade, gerando maior segurança para seres humanos e animais, e ainda assegurando a produtividade das lavouras de diferentes culturas”, diz.

O microrganismo B. velezensis age através de sinais bioquímicos e ativação de genes de resistência, gerando respostas imunes contra fitopatógenos, além disso, aumenta a defesa da planta contra futuras infecções.

“Por isso, seu uso como agente biológico no manejo de doenças foliares representa uma estratégia promissora para os agricultores que buscam alternativas sustentáveis e menos dependentes de agroquímicos”, destaca a especialista. Seu efeito na indução de resistência, torna-se então, uma ferramenta valiosa para combater patógenos de parte aérea, como por exemplo, a antracnose, manchas, oídio, entre outros; e assim melhorar a sanidade vegetal.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Alerta para atualizar rebanho e vacina contra brucelose em Sinop

Publicado em 08 de Maio de 2025 ás 17h 27min


IPVA de veículos com placas finais 8, 9 e 0 deve ser pago até dia 30

Publicado em 08 de Maio de 2025 ás 15h 48min


Sorriso: GM reforça orientações para retirada de propagandas irregulares

Publicado em 08 de Maio de 2025 ás 14h 46min


Jornal Online

Edição nº1539 - 08/05/2025