Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

Barranco admite apoiar Taques, mas exige compromisso com a esquerda

10 de Dezembro de 2025 as 11h 46min

Petista condiciona aliança a mudança programática no PSB – Foto: Assessoria

O deputado estadual Valdir Barranco sinalizou que pode apoiar a candidatura de Pedro Taques ao Senado, mas apenas se o ex-governador defender pautas de esquerda após sua filiação ao PSB. Taques, historicamente crítico do PT e apoiador do impeachment de Dilma Rousseff, passa por um reposicionamento político que redesenha sua atuação recente.

A movimentação ocorre enquanto Taques se prepara para assumir a presidência estadual do PSB, vaga aberta com a saída de Max Russi para o Podemos. A articulação tem aval do presidente nacional da sigla, João Campos, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que estimulam o reforço do PSB no campo progressista.

Barranco diz que o diálogo é possível, desde que o alinhamento seja concreto. Segundo o parlamentar, “não fazemos política olhando para trás, mas para frente. Parece-me que ele ainda não está filiado, mas existe esse compromisso do João Campos e do Alckmin”. 

Para ele, esse movimento é determinante para o fortalecimento da esquerda no Estado.

No plano nacional, Campos defende que o PSB integre firmemente a base do presidente Lula e participe do projeto de reeleição. Em Mato Grosso, o ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro deve buscar novo mandato com apoio do Palácio do Planalto.

A federação partidária formada por PT, PV e PCdoB pressiona para lançar dois nomes ao Senado em 2026, já que duas vagas estarão em disputa. “Vamos trabalhar com o segundo voto em um candidato que já tenha demonstrado esse compromisso”, reforçou Barranco.

Caso confirme a filiação, Taques terá a missão de reorganizar o PSB no Estado e reposicioná-lo no debate político. Barranco afirmou ainda que a legenda pode compor o mesmo palanque de Lula, destacando que “poderemos ter o PSB também dentro desse arco que compõe o palanque do presidente Lula”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Dorner articula com Governo de MT pavimentação de estradas vicinais

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 18h 09min


Corpo de Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 17h 08min


Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min


Jornal Online

Edição nº1697 - 17/12/2025