Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 18 de Fevereiro de 2026

Noticias

Bioinsumos impulsionam inovação e crescimento no agronegócio

26 de Julho de 2025 as 10h 32min

Nova linha da Satis amplia soluções sustentáveis – Foto: Divulgação

O uso de bioinsumos ganha protagonismo na agricultura brasileira, tanto por seu potencial de aumentar a produtividade quanto pela contribuição ao manejo sustentável.

Dados da ANPII Bio (Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos) apontam que esse mercado deve ultrapassar R$ 9 bilhões no Brasil até o fim da década, impulsionado especialmente por biofungicidas, bionematicidas e bioinseticidas, que juntos já representam mais de 80% dos biodefensivos utilizados no país.

A Satis, empresa mineira com 26 anos de atuação no setor, acompanha de perto esse movimento e tem reforçado sua estratégia de inovação com soluções que unem eficiência agronômica e responsabilidade ambiental. Atualmente, os bioinsumos já respondem por mais de 12% do faturamento da companhia, e a expectativa é alcançar 15% no próximo ano-safra com o lançamento de novos produtos baseados em agentes biológicos.

Além de estarem alinhados aos princípios da agricultura regenerativa, os biodefensivos contribuem diretamente para o equilíbrio do ecossistema e o fortalecimento das lavouras frente a doenças e outros estresses. Com a combinação de soluções biológicas, é possível aumentar a performance da lavoura de forma mais sustentável, com benefícios como a redução do impacto ambiental, promoção da saúde do solo e das plantas, estímulo à biodiversidade e maior resiliência da cultura frente a condições adversas como seca e altas temperaturas.

Entre as novidades da nova linha de biodefensivos da Satis, o TrichoVex se destaca como um biofungicida eficaz no manejo de doenças de solo. Desenvolvido com base na tecnologia do Trichoderma harzianum (isolado IB19/17), o produto atua no controle de patógenos como mofo branco, podridão vermelha da raiz e podridão radicular, complementando a ação dos fungicidas químicos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Dois cursos são suspensos na Unemat após dívida com Prefeitura de Confresa

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 12h 23min


Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência em Sinop

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min


Antonio Galvan deixa DC após impasse sobre disputa ao Senado

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026