Noticias
Botafogo enfrenta o Nacional Potosí na altitude; entenda planejamento
18 de Fevereiro de 2026 as 05h 37min
Estádio Víctor Agustín Ugarte fica na cidade de Potosí, na Bolívia, a 4 mil metros de altitude — Foto: Getty Images
O Botafogo tem um planejamento único para enfrentar a altitude de 4 mil metros de Potosí. Nesta quarta (18), às 20h30, o clube carioca faz o jogo de ida da segunda fase da Libertadores contra o Nacional Potosí. Para isso, enviou jovens com uma semana de antecedência e terá o time titular na cidade somente no dia da partida.
O planejamento foi definido durante a última semana com diálogo entre todas as áreas do clube: comissão técnica, os departamentos médico e de futebol. A decisão contou com o aval de John Textor, o dono da SAF do Botafogo. A ideia era enviar jovens com uma semana de antecedência para que eles se adaptassem à altitude.
Após o jogo contra o Fluminense, uma avaliação definiu os atletas que iriam para a cidade de Sucre, que tem altitude mais branda, de forma antecipada. Os atletas são: Christian Loor, Léo Linck, Gabriel Abdias, Kadu, Kauan Toledo, Kauã Cruz, Marquinhos, Bernardo Valim e Wallace Davi. O técnico do sub-20, Rodrigo Bellão, também faz parte da delegação. Eles foram para Potosí no dia seguinte.
Eles pegaram o voo logo após o clássico e chegaram na Bolívia por volta das 7h da manhã (horário de Brasília) de sexta-feira. O objetivo da ida quase uma semana antes é facilitar a adaptação pensando na utilização dos atletas no jogo. Alguns estudos apontam que cinco dias na altitude é eficaz para adaptar o corpo e minimizar efeitos. Os atletas mais jovens e "com mais físico" foram os escolhidos.
A delegação principal viajou somente nesta terça (17), no dia anterior ao jogo contra o Nacional Potosí. Os jogadores do time principal pousam em Sucre, a 2,8 mil metros de altitude. Eles dormiram na cidade e sobem para Potosí somente hoje, dia da partida. A ideia é que eles tenham menos tempo para sentir o peso da altitude.
DANILO
A saída volante Danilo ainda no primeiro tempo assustou torcedores do Botafogo. Ele deixou o campo aos 44 minutos da etapa inicial. O técnico Martín Anselmi revelou que conversou com o jogador antes da partida e foca em ter Danilo em Potosí para jogar a Libertadores.
Danilo sentiu a coxa esquerda contra o Fluminense, após cobrar falta na trave. Ele saiu machucado e deixou o Botafogo com dez jogadores.
Contra o Flamengo, começou como titular. Danilo sentiu novamente a coxa esquerda, chegou a ser atendido na pausa para hidratação e voltou a jogar. Aos 44 minutos do primeiro tempo, Barboza sinalizou para Anselmi que o volante precisava ser substituído. Arthur Novaes entrou no lugar dele.
O treinador, na coletiva de imprensa após o jogo, afirmou que conversou com Danilo antes da partida e disse que ele seria substituído se fosse necessário. Anselmi disse que ele deve atuar pela Libertadores, na quarta-feira.
“Esse tipo de coisa eu não falo aqui, não falamos previamente. Eu falei com o Danilo ontem que ele podia jogar hoje, mas que se tivesse risco teria que sair. Foi o que aconteceu. Acho que vai jogar na Bolívia. Eu iria segurar até o intervalo, mas o Barboza pediu para tirar porque não dava mais. Cada peça neste momento é fundamental. Vão chegar jogadores, mas não vão poder jogar a Libertadores porque não estar inscritos. Temos que cuidar dos que estão aqui”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Educação de Mato Grosso recebe novo aporte de R$ 110 milhões
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 07h 20min
União Progressista projeta 3 cadeiras federais no pleito
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 06h 20min
Mais de 10 mulheres são vítimas de violência doméstica no fim de semana
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 04h 06min
