Noticias
Brasília é favorita para receber 1ª final única da Copa do Brasil
21 de Dezembro de 2025 as 07h 16min
Estádio Mané Garrincha, em Brasília — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, é o favorito para receber a primeira final em jogo único da Copa do Brasil, em 2026. A CBF ainda não bateu o martelo – e nem estabeleceu prazo para isso –, mas a Capital Federal é o plano A. Mais do que isso: uma ala dos dirigentes defende que o estádio seja a sede fixa da decisão.
Esse grupo entende que o Mané Garrincha seria um estádio neutro, com ótima estrutura – são mais de 72 mil lugares na arena reformada para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, citam a localização geográfica de Brasília como um facilitador para o deslocamento de torcidas, assim como a estrutura de voos e de hotéis na cidade.
Além disso, indiretamente, fica claro e evidente que ninguém aposta que algum time do DF chegue à final da competição novamente – fato que aconteceu apenas em 2002, quando o Brasiliense fez uma campanha surpreendente e só parou diante do Corinthians, após empate na ida em 1x1 e derrota na volta por 2x1 (com lances questionáveis até hoje). Trata-se, porém, de uma ideia embrionária neste momento, mas com apoios importantes na CBF.
A edição de 2026 da Copa do Brasil será a primeira sob novo formato, com final em partida única – como adotado recentemente pela Conmebol na Libertadores e na Sul-Americana. O jogo também terá o papel de encerrar a temporada no país, no dia 6 de dezembro.
A competição ganhou ainda mais atenção dos clubes nos últimos anos, quando teve sua premiação incrementada. O campeão deste ano, que será conhecido no domingo, no Maracanã, ao fim de Vasco x Corinthians, receberá R$ 77 milhões só pelo título – as equipes já arrecadaram cerca de R$ 20 milhões das fases anteriores.
A Copa do Brasil do ano que vem será maior: terá 126 equipes, mais do que os 92 da atual edição.
Os 20 clubes da Série A têm vaga assegurada a partir da quinta fase, a última antes das oitavas de final. As quatro fases anteriores serão jogadas em partida única. Da quinta à semifinal, em jogos de ida e volta.
O torneio também classificará duas equipes para a Libertadores do ano seguinte: o campeão, para a fase de grupos; o vice, para as fases prévias.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Projeto tipifica violência obstétrica no Código Penal
Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 04h 47min
AMM alcança filiação total dos municípios
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min
Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min
