Noticias
Brasil aumenta exportação de soja para a China, ocupando lugar dos EUA
09 de Outubro de 2025 as 15h 50min
País asiático suspendeu compra de grãos norte-americanos – Foto: Divulgação
A guerra comercial entre Estados Unidos e China impulsionou a soja brasileira no país asiático. De junho a agosto, o país asiático suspendeu a compra do grão norte-americano, dando preferência a outros fornecedores, como o Brasil e a Argentina.
A conclusão está em um levantamento da American Farm Bureau Federation (Federação Americana de Escritórios Agrícolas, em inglês). Maior entidade representativa do setor agrícola no país, a federação engloba 6 milhões de produtores rurais estadunidenses.
Segundo o levantamento, divulgado na página da entidade, as importações chinesas de soja norte-americana despencaram para o menor nível histórico em 2025. Em contrapartida, o Brasil virou o principal fornecedor do grão ao gigante asiático.
Entre janeiro e agosto de 2025, a China importou apenas 5,8 milhões de toneladas de soja americana, contra 26,5 milhões no mesmo período do ano passado, queda de quase 80%. De junho a agosto, apontou o relatório, os Estados Unidos não embarcaram “virtualmente nada” de soja para a China, e o país asiático não comprou nenhuma nova colheita para a safra do próximo ano.
Em contrapartida, o Brasil exportou mais de 77 milhões de toneladas do produto para o mercado chinês no mesmo intervalo. No mesmo período, a Argentina ampliou as vendas de soja após suspender o imposto de exportação, restituindo o tributo após o valor exportado ultrapassar US$ 7 bilhões.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Prazo para vacinação da brucelose termina no dia 31 de dezembro
Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 13h 17min
Paraná Pesquisas aponta governador na liderança da corrida ao Senado
Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 11h 17min
Acidente entre ônibus e carreta deixa 17 feridos na BR-364 em Nobres
Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 09h 16min
