Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Março de 2025

Noticias

BRT: prazo para consórcio apresentar defesa sobre obras é prorrogado

14 de Fevereiro de 2025 as 16h 03min

Prazo foi estendido até a próxima quarta – Foto: Divulgação

O Governo de Estado concedeu mais 5 dias úteis para que o consórcio construtor responsável pelas obras do BRT, em Cuiabá e Várzea Grande, apresente defesa e justificativa na notificação de rescisão do contrato. O novo prazo conta desde quinta (13). Agora, o Consórcio Construtor BRT Cuiabá tem até a próxima quarta (19) para manifestar argumentos sobre o rompimento.

No momento, o consórcio disse que não vai se pronunciar sobre a prorrogação. Já o Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que ainda não houve uma discussão sobre a nova data.

Na última semana, o Governo do estado anunciou a rescisão de contrato pelo não cumprimento das obras no prazo acordado e determinou cinco dias para que o consórcio apresentasse justificativas. O prazo venceu quarta (12).

O governador Mauro Mendes, ainda disse que a previsão é que daqui dois ou três meses, após as chuvas e início da seca, se inicie o processo de contratação de uma nova empresa para acelerar as obras.

Mendes também chegou a dizer, que o consórcio que ficou em segundo lugar no processo de licitação deve ser convocado para assumir as obras do BRT. Segundo ele, é um dever legal contratar a segunda colocada no processo licitatório.

ATRASO

No dia 30 de janeiro, o presidente do TCE, Sérgio Ricardo, sugeriu ao governador a rescisão do contrato o Consórcio Construtor BRT, durante uma visita técnica às obras do modal. Segundo ele, "essas empresas que assumiram a obra definitivamente não tem condição de terminar". No dia 13 de janeiro, o governador criticou o atraso das obras e culpou as empresas contratadas pela demora. A previsão era que as obras terminassem em outubro do ano passado.

Na mesma data, o consórcio emitiu uma nota alegando que as obras do BRT estão atrasadas por causa de disputas políticas do governo do estado com a Prefeitura de Cuiabá, inconsistências no edital de licitação, problemas no anteprojeto elaborado pelo estado e alterações no traçado.

Já a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que o modelo de contratação do BRT foi por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI) e que, por isso, todo o detalhamento da obra e dos demais projetos são de responsabilidade da empresa contratada. A pasta afirmou ainda que notificou o Consórcio 50 vezes sobre assuntos relacionados às obras.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Falta logística para desenvolver o setor mineral, afirma especialista

Publicado em 22 de Março de 2025 ás 11h 59min


Show Safra 2025 promete transformar Lucas em epicentro do agronegócio

Publicado em 22 de Março de 2025 ás 10h 00min


Sorriso: Alei assina repasse para garantir transporte aos alunos do ensino superior

Publicado em 22 de Março de 2025 ás 09h 56min


Jornal Online

Edição nº1507 - 23/03/2025