Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 09 de Maio de 2025

Noticias

Câmara de Sinop aumenta para 19 o número de cadeiras para a próxima legislatura

26 de Março de 2025 as 05h 40min

Legislativo municipal terá quatro vagas a mais a partir de 2029 – Foto: Jaime Júnior

A Câmara Municipal de Sinop aprovou um Projeto de Decreto Legislativo que aumenta o número de vereadores de 15 para 19 a partir da próxima legislatura, em 2029. A proposta foi votada na sessão de segunda-feira (25) e gerou divergências entre os parlamentares. Segundo o presidente Remídio Kuntz (REPUBLICANOS), a mudança está amparada pela Constituição Federal, que permite até 21 vereadores no município.

O projeto foi apresentado extra pauta e aprovado por oito votos a cinco. Foram favoráveis Juventino Silva (MDB), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Dilmair Callegaro (PL), Célio Garcia (MDB), Zezinho Construtor (PSB), Toninho Bernardes (PL), Gilsimar Silva (MDB) e Sandra Donato (REPUBLICANOS). Os contrários foram Rodrigo Gargantini (NOVO), Ademir Debortoli (REPUBLICANOS), Dr. Marcos Vinícius (PSDB), Ênio da Brígida (PSDB) e Professor Hedvaldo Costa (NOVO). O vereador Elbio Volkweis (PODEMOS) não compareceu à votação.

O vereador Dr. Marcos Vinícius argumentou que o momento não é propício para aumentar a quantidade de cadeiras no Legislativo. “Entendo que 15 vereadores são suficientes para o bom andamento das atividades da Câmara. O aumento geraria um custo que, por hora, seria inviável, mas respeito a decisão da maioria”, afirmou. Ele ainda destacou que a qualidade dos eleitos deve ser prioridade: “Constitucionalmente, o aumento é possível, mas precisamos focar mais em qualidade do que em quantidade”.

Já para os favoráveis à ampliação, o aumento do número de vereadores representa mais captação de recursos para a cidade. “Se cada vereador consegue captar R$ 1 milhão em emendas ao ano, não se trata de uma despesa, e sim de um investimento. Com mais vereadores, a cidade pode obter ainda mais recursos”, destacou um dos parlamentares que votou a favor.

Outro argumento utilizado foi a defasagem na representatividade do Legislativo em relação ao crescimento populacional. “Conforme o IBGE, Sinop já ultrapassa 216 mil habitantes e provavelmente tem até 250 mil. Pela legislação, desde que atingimos 160 mil habitantes, já poderíamos ter 19 vereadores”, explicou um dos vereadores.

O vereador Rodrigo Gargantini manifestou preocupação com o impacto financeiro. “Aumentar o número de vereadores nem sempre significa maior efetividade. O aumento também traria mais assessores, impactando a folha de pagamento e ampliando os gastos do Legislativo”, ponderou. Ele também questionou a estrutura da Câmara. “No meu entendimento, o espaço atual não comporta 19 vereadores. Se já temos dificuldades em atender 15 parlamentares, imagina com mais quatro”.

Já os defensores da proposta garantem que o aumento não resultará em grandes gastos adicionais. “A estrutura já existe para abrigar os novos vereadores, sem necessidade de reforma imediata. Além disso, estamos estudando a construção de uma nova sede para o Legislativo, adequada ao crescimento da cidade”, argumentou um parlamentar favorável ao projeto.

Com a aprovação, o aumento será oficializado nas eleições de 2028, quando os novos 19 vereadores serão eleitos e tomarão posse em 2029. O tema segue gerando debate entre parlamentares e a população.

Fonte: CLEMERSON SM E JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

Veja Mais

Quando é possível ser feita em Cartório ou na Justiça

Publicado em 09 de Maio de 2025 ás 07h 13min


Sinop: dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBSs e CIAs abertas

Publicado em 09 de Maio de 2025 ás 05h 57min


Ampliação de vagas mudaria bancada em MT

Publicado em 09 de Maio de 2025 ás 04h 56min


Jornal Online

Edição nº1540 - 09/05/2025