Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 25 de Maio de 2025

Noticias

Câmeras ajudam na recuperação de 146 veículos em Mato Grosso

06 de Março de 2025 as 05h 06min

Entre jan e fev, mais 31 veículos foram recuperados com o auxílio das câmeras de monitoramento – Foto: Divulgação

O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), auxiliou na recuperação de 146 veículos, incluindo motocicletas, automóveis e caminhonetes, em 12 meses. A ação resultou em um prejuízo de R$ 7,7 milhões para facções criminosas envolvidos com roubos e furtos de veículos. Os dados são referentes ao período entre janeiro e dezembro de 2024.

Ainda de acordo com dados do programa, entre janeiro e fevereiro de 2025, mais 31 veículos foram recuperados com o auxílio das câmeras de monitoramento, representando um prejuízo adicional de R$ 1,3 milhão ao crime.

Os veículos identificados pelo Vigia Mais MT foram apreendidos em Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios do interior que aderiram ao programa e que contam em seu sistema de monitoramento câmeras equipadas com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).

O superintendente do CIOSP, tenente-coronel PM Wangles dos Santos Lino, explicou que, após o registro da queixa, informações como placa, cor e modelo do veículo são inseridas no sistema do programa, permitindo que o veículo seja identificado e monitorado até sua localização.

“Esse modelo de câmera possui tecnologia avançada capaz de fazer a leitura de placas. Após a identificação de veículo com queixa, a ocorrência é encaminhada à equipe policial mais próxima. A partir daí começamos a monitorar o veículo até a apreensão", afirmou Lino.

Segundo a superintendência do CIOSP, responsável pela gestão do programa, 126 municípios já aderiram à iniciativa, e mais de 11 mil câmeras foram distribuídas. Ao todo, foram adquiridas 15 mil câmeras, incluindo modelos OCR, Speed Dome e fixas, que estão disponíveis para os 142 municípios do estado.

Lançado em março de 2023 pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública Coronel PM César Roveri, o programa Vigia Mais MT tem como objetivo a redução de até 40% nos índices de criminalidade nos municípios participantes.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco

Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 09h 37min


Temperaturas baixas podem elevar em até 30% o risco de AVC

Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 07h 36min


Audiência discutirá renovação da concessão da Energisa

Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 05h 34min


Jornal Online

Edição nº1552 - 24/05/2025