Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 26 de Novembro de 2025

Noticias

Câmeras de vigilância e segurança reforçam trabalho da Defesa Civil

26 de Novembro de 2025 as 12h 53min

Projeto sairá com baixo custo para o município – Foto: Divulgação

As unidades de conservação de Sinop: Parque Natural Municipal Florestal e Parque Jardim Botânico; bem como a área do depósito de resíduos sólidos e de massa Verde, estarão no radar de acompanhamento da Defesa Civil de Sinop. Câmeras de segurança e vigilância, darão suporte à diretoria do órgão para acompanhamento, identificação e planejamento que reduzam ou previnam desastres naturais.

Serão instaladas 49 equipamentos: sendo 47 de modelo “fixas” e duas do modelo “speed dome”, com qualidade de segunda geração e com identificação facial. O coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini Roveri, disse que Sinop está inovando em Mato Grosso e se torna o primeiro município do estado a ter monitoramento em tempo real de suas áreas de preservação destinadas à visitação do público em geral (parques).

“A ideia é estruturar a coordenação da Defesa Civil para que consigamos desenvolver um trabalho a contento para população de Sinop. Essas câmeras têm o objetivo de monitorar, mitigar, preparar, responder e ajudar a reconstruir - o que for necessário, em caso de algum incidente. O nosso parque já foi palco de incêndios algumas vezes, assim como o depósito de resíduos sólidos. A vigilância permitirá, além de identificar o responsável pela queima, também coibir que ações criminosas ocorram nesses ambientes”, explicou ele.

As imagens geradas pelos 49 equipamentos serão compartilhadas em tempo real, tanto com a estação principal do estado - Ciosp - localizado em Cuiabá, quanto em Sinop, através da central que funcionará na Defesa Civil. Essas imagens serão disponibilizadas para todas as forças de segurança, para ajudar a elucidar crimes ou ocorrências em investigações, bem como para todos os entes que compõem a estrutura de poder municipal e estadual.

“Essas são ferramentas de ajuda, apoio, acompanhamento, para todas essas ações que podem ser necessárias - além de ajudar na segurança, questões ambientais, crimes e monitoramento, etc. É importante ressaltar que a Defesa Civil do Estado já faz uso desses equipamentos, e agora a defesa municipal também incorporará esses equipamos à sua estrutura. A sociedade merece que nós, que prestamos um serviço público, busquemos cada vez mais melhorar esses serviços, que refletirão em benefícios para todos”, explicou ele.

O tenente Leandro, da Central Integrada de Operações da Segurança Pública (Ciosp) - ligada à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), explica que a decisão de contribuir com a estruturação da Defesa Civil de Sinop, é uma expansão do projeto Vigia Mais MT que já está em andamento no estado.

“O secretário Coronel Roveri nos incumbiu de entregar à Sinop, o que nós temos de melhor, câmeras de última geração, entregues em 2025, que fazem reconhecimento facial, e serão expandidas para os parques. Além do mais, dando a devida proteção à sociedade e a segurança necessária para as áreas de lazer. Uma novidade: Sinop é a primeira cidade que vai implantar dentro de seus parques, câmeras de alta qualidade e de alta resolução. É um combate intenso contra o crime, seja ele qual for” disse.

Quando em funcionamento, a sala de monitoramento será equipada com cerca de 28 monitores que formarão um vídeo wall - um equipamento que consiste em uma série de monitores conectados fisicamente em arranjo, para formar uma grande tela. “Esses equipamentos serão disponibilizados pela própria Prefeitura e a instalação das câmeras será feita em parceria com a Energisa. Nosso interesse é que esses equipamentos entrem em funcionamento com o investimento de menor custo possível aos cofres públicos, mas de grande valia e importância para população”, explicou Pedro.

O avanço foi garantido pelo Governo do Estado, em uma reunião ocorrida no mês de outubro, juntamente com o prefeito Roberto Dorner, secretário de Estado Coronel Roveri, Coordenador de Defesa Civil Pedro Contini Roveri e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves. 

O projeto de alocação dos pontos das câmeras foi desenvolvido em parceria com a PM de MT, através da participação do Tenente Coronel Edylson Pintel, comandante do III Comando Regional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

EUA eliminam tarifa sobre carne bovina e impulsionam retomada das exportações

Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 11h 53min


Teleconsultas aceleram atendimentos em Sorriso

Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 10h 52min


Prefeitura de Lucas alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 09h 52min


Jornal Online

Edição nº1682 - 26/11/2025