Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Dezembro de 2025

Noticias

Calice e CIMMYT: impulsionar o uso de dados e a agricultura computacional

16 de Outubro de 2025 as 08h 23min

Colaboração internacional conecta ciência, tecnologia e inovação – Foto: Divulgação

O Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT) e a Calice, empresa pioneira em agricultura computacional, anunciaram uma parceria estratégica para transformar a forma como os dados agrícolas são integrados e aplicados no enfrentamento dos desafios climáticos.

A iniciativa combinará as tecnologias de modelagem baseadas em enviromics da Calice com a expertise científica do CIMMYT, unificando diversos tipos de dados, desde experimentos de campo e práticas de manejo até informações ambientais e observações de agricultores, em uma estrutura única. Essa integração permitirá que pesquisadores e profissionais obtenham insights mais profundos e aplicáveis, acelerando o desenvolvimento de cultivos mais produtivos e sustentáveis.

Entre os principais objetivos da parceria, pode-se destacar o desenvolvimento de novas variedades de milho e trigo mais tolerantes à seca e ao calor, e a otimização do uso de variedades existentes, direcionando-as para ambientes onde apresentam melhor desempenho. Além disso, a meta é identificar práticas agronômicas sustentáveis que ajudem os agricultores a manter e ampliar a produtividade diante das mudanças climáticas.

Segundo Esteban Hernando, diretor científico da Calice, trata-se de conectar múltiplos universos de dados em um só. “Ao usar os ambientes como ponto comum, podemos acelerar o uso da genética e das práticas agrícolas onde elas realmente importam”, destacou.

Para Andrea Gardeazabal Monsalve, líder global de Inovação Digital no CIMMYT, “a capacidade de transformar diferentes conjuntos de dados em informações aplicáveis é um avanço significativo. Isso nos permite acelerar a ciência, garantindo que produtividade e sustentabilidade caminhem juntas”, completou.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 13h 23min


Sinop: rede internacional de monitoramento com apoio a pesquisa sobre morcegos

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 11h 25min


Cyklo abre inscrições para startups ingressarem no programa de aceleração

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 09h 19min


Jornal Online

Edição nº1701 - 23/12/2025