Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 31 de Julho de 2026

Noticias

CANARANA - Guarda de bebê indígena enterrada viva é concedida ao pai Kayani Trumai Aweti, após decisão judicial.

02 de Agosto de 2019 as 16h 54min

Processo, que julga o caso da menina, segue na 1º Vara de Canarana – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A guarda provisória da bebê indígena Analu Paluni Kamayura Trumai foi concedida ao pai, Kayani Trumai Aweti, após decisão judicial. Com um ano e quatro meses, Analu estava sob tutela da Fundação Nacional do Índio (Funai) e acolhida na Casa da Criança e do Adolescente Hygino Penasso, em Canarana.

O processo, que julga o caso da menina, segue na 1º Vara de Canarana, sob responsabilidade do juiz Darwin de Souza Pontes, em segredo de Justiça. Em setembro do ano passado, a Justiça solicitou um exame de DNA para comprovar a paternidade da criança.

No último dia 28 de fevereiro, o Ministério Público Estadual se manifestou pela guarda a favor do pai da criança, Kayani Trumai Aweti, de outra etnia. Porém, havia também o interesse da mãe, que é adolescente e também de uma tia de Analu. Após o resultado positivo do exame de DNA, Kayani também foi submetido a estudos psicossociais e antropológicos, para avaliar se ele tinha condições de receber a menina.

 

RELEMBRE

O CASO

A criança foi resgatada por policiais militares após denúncia anônima, informando que uma indígena de 15 anos tinha dado à luz um bebê que havia sido enterrado ao lado da residência onde mora a família. A criança foi colocada na vala por volta de 14h e resgatada às 21h.

Investigações da Polícia Civil logo apontaram que a bisavó da recém-nascida, Kutsamin Kamayurá, 57 anos, e a avó Topoalu Kamayura, 33, premeditaram o infanticídio. A motivação seria porque não aceitavam que a adolescente fosse mãe solteira. Em depoimento, ambas confirmaram que haviam tentado que a adolescente abortasse a criança.

Veja Mais

Meta estuda alugar data centers para Anthropic

Publicado em 31 de Julho de 2026 ás 17h 35min


Servidores vão receber adicional de penosidade por trabalhar em Sinop

Publicado em 31 de Julho de 2026 ás 16h 34min


País amplia vacinação contra a polio com retorno da dose de reforço

Publicado em 31 de Julho de 2026 ás 15h 34min


Jornal Online

Edição nº1853 - 01a03/08/2026