Noticias
CDL avalia adoção de medidas diante de descumprimento de cronograma de obras
24 de Janeiro de 2026 as 04h 37min
Trabalho da Águas, definitivamente, não agrada a ninguém – Foto: Divulgação
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, afirmou que a entidade avalia a adoção de medidas por diferentes vias diante do descumprimento do cronograma das obras de esgotamento sanitário realizadas pela concessionária Águas de Sinop e dos impactos gerados ao comércio e à população.
Segundo ele, as obras tiveram início em abril do ano passado e, conforme informações repassadas inicialmente, deveriam ser concluídas até dezembro. No entanto, o cronograma não teria sido cumprido, inclusive durante o período de maior movimento do comércio, no fim do ano.
Edmundo relembrou uma reunião realizada no fim de novembro com o CEO da concessionária, Eduardo Lana, quando foi informado que as obras seriam paralisadas no dia 30 daquele mês, em razão da campanha de Natal. “Pedimos sensibilidade em relação ao período, porque o comércio vende mais nessa época. Ainda assim, os trabalhos seguiram até meados de dezembro, o que acabou impactando as vendas”, afirmou.
De acordo com o presidente da CDL, também foi informado que os serviços mais intensos seriam retomados apenas durante o período de estiagem, já que as obras não rendem na chuva. No entanto, a entidade tem observado a continuidade das intervenções, com reflexos diretos nas atividades de diversas empresas. “Representamos cerca de duas mil empresas e somos cobrados diariamente. Precisamos de mais transparência sobre esse cronograma”, destacou.
Ele pontuou ainda que as obras têm causado engarrafamentos, trechos enlameados e dificuldades de acesso para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Como exemplo, citou o trecho da avenida dos Itaúbas com a rua das Azaleias, que ficou interditado por várias semanas em novembro e dezembro, além de nova interdição neste início de ano.
COMUNICAÇÃO FALHA
Outro ponto levantado é a falta de comunicação prévia sobre as interdições. “Os empresários precisam saber com antecedência quais ruas serão afetadas, para poder se organizar e orientar clientes e fornecedores”, afirmou. Edmundo também mencionou reclamações relacionadas à qualidade da recomposição do asfalto após a abertura das valas.
Diante desse cenário, a CDL informou que seu departamento jurídico foi acionado e que a entidade também pretende buscar diálogo com os órgãos reguladores, com o objetivo de garantir mais organização, previsibilidade e respeito ao comércio e à população. “Nosso papel é representar os associados e buscar soluções. Queremos transparência e cumprimento do que é informado”, ressaltou.
Edmundo reconheceu a importância das obras de saneamento para o desenvolvimento da cidade, mas reforçou que a falta de comunicação e planejamento amplia os transtornos. “Se houver um cronograma claro e informações antecipadas, os impactos podem ser minimizados”, completou.
“BADERNA, PORCARIA”
Nesse mesmo tom, o presidente da Câmara de Vereadores, Remídio Kuntz, ao lado do vereador Moisés do Jardim do Ouro e do presidente da CDL, vistoriaram na quarta-feira as obras de esgoto que interditam parcialmente a Avenida dos Ingás, próximo à Rua das Caviúnas, entre a região central e o Jardim Maringá.
Além de atrapalhar o acesso de clientes às empresas, impactando negativamente nas vendas e prestação de serviços, Edmundo ressaltou que o mais agravante é que semana que vem começam a voltar as aulas aqui no colégio da região.
Remídio observou que a tubulação foi jogada no canteiro central. “Estamos fiscalizando, a porcaria [do trabalho] que a Águas de Sinop está fazendo. Olha os tubos que eles arrancaram, a prova está aí, e ainda deixam jogados em cima do canteiro. Olha a baderna que estão esses canteiros, os meio-fios estão cheios de material, de terra”, disse.
O presidente da Câmara ainda cobrou providências da Agência Reguladora de Sinop (AGER). “Vamos cuidar da população, ‘meter’ (SIC) multa nessa Águas de Sinop, chega de brincadeira, nós não aguentamos mais reclamar e reclamar e ninguém toma uma decisão”, observou.
Kuntz também criticou montes de terra que foram jogados em um estacionamento do canteiro, financiado por empresários da região através de parceria público-privada. “Olha o que a Águas fez, pegou a terra e, em vez de jogar em uma caçamba e levar embora, jogaram em cima da grama, parte jogaram em cima do estacionamento”, avaliou. Ele ainda observou que a cola asfáltica colocada para que as águas da chuva não infiltrem a avenida acaba por ‘abrir crateras’.
O vereador Moisés do Jardim do Ouro (PL) também acompanhou a vistoria, avaliou a situação como “um verdadeiro descaso que está acontecendo na nossa cidade, com várias reclamações, várias interdições, muitos motoristas não conseguem mais ter trafegabilidade por causa desse impedimento e o transtorno com lixo jogado”, criticou.
REUNIÃO COM DORNER
Na quinta, Edmundo participou de uma reunião com o prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho Abreu para se discutir a possibilidade de prorrogação do prazo para conclusão de uma das etapas da obra. Segundo fontes ouvidas pelo Diário do Estado MT, o último dia de janeiro é o limite.
OUTRO LADO
Procurada, a assessoria da Águas de Sinop informou que, no momento, estão sendo realizadas apenas intervenções e manutenções pontuais, necessárias para garantir o funcionamento dos sistemas de saneamento. Segundo a concessionária, as obras estruturais, como a implantação de novas redes de esgoto, serão retomadas com maior intensidade após o período chuvoso.
A empresa afirmou ainda que as obras foram paralisadas durante o período de Natal, com o objetivo de reduzir impactos ao comércio local, e que o saneamento exige manutenções preventivas e corretivas ao longo de todo o ano. Por fim, informou que o cronograma de obras previsto para 2026 será apresentado às instituições da cidade, visando alinhar ações, manter o diálogo e minimizar transtornos à população.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min
Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min
Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
