Noticias
Comissão do Senado aprova novo piso nacional para médicos e dentistas
17 de Abril de 2026 as 09h 54min
Valor pode chegar a R$ 13,6 mil por 20h – Foto: Divulgação
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o projeto que cria um novo piso nacional. Médicos e cirurgiões-dentistas podem passar a receber R$ 13.662 por 20 horas semanais. O valor atual está congelado desde 1961 e é considerado defasado. A proposta agora segue para novas etapas no Congresso Nacional.
A proposta resgata uma discussão antiga sobre valorização profissional na saúde. No meio desse debate, o senador Wellington Fagundes reforça que, em um sistema cada vez mais complexo e caro, o contraste entre tecnologia avançada e remuneração defasada expõe um desequilíbrio estrutural. “Em 1961, esse piso não tinha uma reavaliação de acordo com a inflação. É justo fazer com que profissionais que estão lá na ponta possam ser valorizados”, explicou.
Para o senador, o texto também amplia direitos, como adicional de 50% para trabalho noturno e intervalos obrigatórios. A medida busca alinhar condições de trabalho à responsabilidade crescente desses profissionais no atendimento à população. “O Brasil hoje tem uma saúde muito sofisticada, com exames caros, mas às vezes não tem um profissional bem remunerado”, disse.
No pano de fundo, está o desafio de interiorizar e fixar profissionais em diferentes regiões do país. A valorização salarial surge como peça-chave para reduzir desigualdades no acesso à saúde. “Precisamos de profissionais capacitados e também valorizados, em todas as regiões, respeitando as especificidades do Brasil”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Justiça nega absolver investigador indiciado por estupro de detenta
Publicado em 17 de Abril de 2026 ás 08h 53min
Algodão: exportações batem recorde em março e ganham força no acumulado da safra
Publicado em 17 de Abril de 2026 ás 07h 53min
Dos aplausos à discussão com torcedor: Neymar oscila em sequência na Vila
Publicado em 17 de Abril de 2026 ás 06h 51min
