Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 29 de Agosto de 2025

Noticias

Como um nutricionista pode atuar na indústria farmacêutica?

29 de Agosto de 2025 as 07h 17min

No dia 31 é celebrado o Dia do Nutricionista – Foto: Divulgação

Dia 31 de agosto (domingo) é comemorado o Dia do Nutricionista. Quando se pensa na carreira desse profissional, talvez uma das primeiras imagens que surge é a de atendimento em consultório ou em prescrição de dietas para emagrecimento ou hipertrofia. Mas você sabia que o nutricionista pode atuar na indústria farmacêutica, com papel fundamental na recuperação de pacientes que estão hospitalizados? Nesse campo, nutricionistas podem aplicar seu conhecimento científico em produtos e soluções que chegam aos hospitais.

Um exemplo é a trajetória de Priscilla Barreto, nutricionista especialista em nutrição parenteral e enteral, que alia experiência clínica, pesquisa e atuação corporativa. Hoje, como Medical Science Liaison (MSL) na Baxter Brasil, ela contribui na interface entre a indústria e os profissionais de saúde, mostrando que o campo científico e corporativo pode ser uma alternativa inspiradora para quem deseja diversificar a carreira e, ao mesmo tempo, ter impacto real na saúde de quem mais precisa.

Priscilla construiu sua carreira em ambientes de alta complexidade, cuidando de pacientes cirúrgicos e/ou em estado crítico. Logo após sua graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi convidada por uma professora para se candidatar a uma vaga para atuar em um hospital federal, onde foi admitida e trabalhou acompanhando a nutrição de pacientes cirúrgicos. A partir de 2006, passou a se aprofundar na nutrição de pacientes mais graves, que necessitavam de terapias enterais e parenterais.

Em 2010, ingressou nas forças armadas, atuando como nutricionista na ala de cirurgia geral de um hospital militar e coordenando o Grupo de Pesquisas Clínicas do Serviço de Terapia Intensiva. Entre 2020 e 2024, foi vice-presidente do Comitê de Nutrição da BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral). Paralelamente, coordenou pesquisas clínicas, lecionou em cursos de pós-graduação e atuou como palestrante para alguns laboratórios. Essas experiências abriram caminho para sua entrada na Baxter em 2024.

Na empresa, Priscilla dedica-se a apoiar equipes médicas e multiprofissionais com educação e compartilhamento científico que se baseiam os produtos utilizados na nutrição parenteral. De acordo com ela, embora não acompanhe os pacientes diretamente, com informações cientificas atualizadas, apoio para pesquisas clínicas e fomentando o relacionamento entre os profissionais de saúde, é possível contribuir de forma significativa no melhor enfrentamento dos pacientes na jornada hospitalar.

“Toda a minha prática clínica foi fundamental para o trabalho que faço hoje, garantindo que as soluções baseadas em evidência científica cheguem aos pacientes que precisam. Faço parte de um time motivado que tem como missão salvar e prolongar vidas”, destaca.

Um MSL (Medical Science Liaison) é um profissional com formação científica que atua como ponte entre a indústria farmacêutica e a comunidade médica. Seu principal papel é compartilhar informações técnico-científicas sobre medicamentos, produtos e dispositivos médicos com líderes de opinião e profissionais de saúde, garantindo que avanços científicos cheguem de forma segura e fundamentada à prática clínica.

A Terapia nutricional contribui para manutenção ou recuperação do estado nutricional, minimiza desnutrição, melhora cicatrização, contribui para menor tempo de internação, entre outros benefícios. As nutrições enteral e parenteral são utilizadas para pacientes que não conseguem se alimentar de forma adequada ou exclusiva por via oral, seja por doença, cirurgia ou condição clínica.

Nutrição enteral: administrada diretamente no trato gastrointestinal, geralmente via sonda ou ostomia;

Nutrição parenteral: entregue diretamente na corrente sanguínea, quando o quando a alimentação pelo trato gastrointestinal é insuficiente ou o trato não está funcionante. Essencial para a recuperação de pacientes graves. “A nutrição parenteral é a administração de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais diretamente pela corrente sanguínea (na veia). O procedimento é um aliado essencial nas primeiras semanas de bebês prematuros, por exemplo, que ainda não desenvolveram a maturidade gastrointestinal, pois fornece os nutrientes que eles precisam de forma imediata e segura”, explica Priscilla.

O papel do nutricionista é garantir que essas terapias sejam seguras, equilibradas e personalizadas, contribuindo diretamente para a recuperação e manutenção da saúde dos pacientes hospitalizados.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Gecex sobretaxa resinas plásticas dos Estados Unidos e do Canadá

Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 11h 15min


Inter: tensão aumenta após discussão no grupo e cobrança por reação

Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 10h 16min


Edital promovido pela Secel dá vida a longas-metragens

Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 09h 13min


Jornal Online

Edição nº1621 - 29/08/2025