Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 01 de Outubro de 2026

Noticias

Concorrência do etanol e subvenção fazem preço da gasolina cair

17 de Junho de 2026 as 14h 36min

Em maio, combustível foi maior impacto de alívio na inflação – Foto: Divulgação

A gasolina ficou mais barata nos postos em maio e foi o item que mais ajudou a reduzir a inflação no país. Segundo o IBGE, o combustível registrou queda de 1,46%, com impacto direto no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

A redução ocorre após dois meses de alta provocados pelos efeitos da guerra no Oriente Médio sobre o mercado internacional de petróleo.

Entre os fatores que contribuíram para a queda está o recuo de 6,2% no preço do etanol. Com maior oferta do combustível nas usinas, o valor ao consumidor diminuiu e aumentou a concorrência com a gasolina, pressionando os preços para baixo.

Outro fator foi a política de subvenção adotada pelo governo federal, que subsidia parte dos custos de produtores e importadores para evitar que os aumentos do petróleo sejam totalmente repassados aos consumidores.

O diesel também ficou mais barato, com queda de 2,34% em maio. Apesar disso, os custos do transporte ainda continuam influenciando os preços dos alimentos, que seguiram em alta no período.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Número de transações no Pix caem 10% após proibição de bets

Publicado em 01 de Outubro de 2026 ás 05h 37min


Empresários de Sinop e japoneses discutem ampliação de parcerias no agronegócio

Publicado em 01 de Outubro de 2026 ás 04h 36min


Acidente da Gol que matou 154 pessoas em MT completa 20 anos

Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 18h 39min


Jornal Online

Edição nº1896 - 01/10/2026