Noticias
Congresso derruba vetos e fortalece produção sustentável no campo
24 de Junho de 2025 as 04h 33min
Lei do Autocontrole reduz custos e amplia autonomia dos produtores rurais – Foto: Divulgação
O Congresso Nacional derrubou vetos presidenciais à Lei do Autocontrole (14.515/2022), restabelecendo regras que beneficiam diretamente os produtores rurais.
A medida elimina a obrigatoriedade de registro de bioinsumos produzidos na própria fazenda, desde que não sejam comercializados, e prevê que a Superintendência Federal de Agricultura atue como instância inicial em processos administrativos relacionados.
A lei moderniza a fiscalização agropecuária ao transferir parte da responsabilidade sanitária e de rastreabilidade para os estabelecimentos produtores, enquanto o Estado assume papel mais focado em auditorias e fiscalização.
Com a nova regra, os agricultores ganham maior autonomia para o uso de tecnologias sustentáveis e reduzem custos, ao dispensar registros burocráticos para bioinsumos fabricados em suas propriedades. Essa técnica, conhecida como “produção on farm”, permite a criação de produtos biológicos que auxiliam no controle de pragas, reduzindo o uso de pesticidas químicos.
Países como Estados Unidos, México, Costa Rica e Reino Unido já permitem essa prática, que combina eficiência, sustentabilidade e redução de custos. A decisão do Congresso também garante segurança jurídica aos produtores que investiram nessa modalidade, evitando que suas atividades sejam inviabilizadas por veto presidencial.
Além disso, o Congresso revogou o veto à isenção tributária dos Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros). Esses fundos possibilitam a integração do agronegócio com o mercado de capitais, ampliando o acesso do setor a recursos financeiros modernos, mais acessíveis e eficientes.
Com o suporte dos Fiagros, o agronegócio amplia sua base de capital, reduz a dependência do crédito bancário tradicional e estimula investimentos em tecnologia, infraestrutura e expansão produtiva. Assim, fortalece-se a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva no país.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pivetta diz ter perfil para governar Mato Grosso
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 16h 06min
10 startups selecionadas para turma de aceleração
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 15h 07min
Alta Floresta, Sinop e Nova Mutum recebem workshop sobre a NR 01
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 14h 06min
