Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Julho de 2025

Noticias

Contrato da Ferrovia Estadual já prevê chegada até Cuiabá

27 de Agosto de 2024 as 05h 30min

Ferrovia deve entrar em operação total a partir de 2030 – Foto: Divulgação

A 1ª Ferrovia Estadual, lançada pelo Governo de Mato Grosso em 2021, já previa a chegada dos trilhos até Cuiabá. No contrato com a Rumo está prevista a construção de 743 km de trilhos, que se dividirão em dois ramais, um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e o outro, Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

A Ferrovia deve entrar em operação total a partir de 2030 e passará por 16 municípios, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos.

O Governo de Mato Grosso criou a solução, por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2020, que permitiu que a iniciativa privada explorasse ferrovias no estado. Em 2021, o Governo aprovou a proposta da Rumo e declarou a empresa habilitada a assinar o contrato de adesão e obter a autorização para construção, implantação e exploração da ferrovia estadual. No projeto aprovado à época consta a operação entre Rondonópolis e Cuiabá.

O processo de autorização do projeto foi conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), e o contrato é fiscalizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager).

As obras começaram em 2022 e, desde então, já foram concluídos sete viadutos com extensões entre 23 metros e 181 metros, que estão localizados entre Rondonópolis e Juscimeira. Em Rondonópolis também foi concluída a construção de aproximadamente 3 km de trilhos e outros cinco estão em andamento.

Conforme a Rumo, as construções concluídas correspondem ao pacote de 19 viadutos e passagens inferiores e superiores que são chamadas de Obras de Artes Especiais (OAE), previstas nos primeiros 200 km de implantação do projeto. A construção da infraestrutura ferroviária desse trecho representará um investimento entre R$ 4 bi e R$ 4,5 bi.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Vasco: Diniz pensa em alterações antes de encarar o Grêmio

Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 09h 21min


Mato-grossense é aposta nos Jogos Mundiais Universitários

Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 07h 19min


Defesa de acusado de matar mãe e filhas tenta mudar local do júri

Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 05h 19min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025