Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 07 de Outubro de 2025

Noticias

Conversa entre Lula e Trump é "avanço concreto", avalia CNI

07 de Outubro de 2025 as 18h 32min

Presidentes do Brasil e dos EUA se reuniram por videoconferência – Foto: Divulgação

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) avaliou como “avanço concreto” a conversa entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorreu segunda (6), por videoconferência.

Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, o encontro virtual reforça “o respeito mútuo e a relação entre os dois países”. “Para a indústria, é muito relevante esse avanço das tratativas. Desde o início, nós defendemos o diálogo, pautado pelo respeito e pela significância desta parceria bicentenária. Vamos acompanhar e contribuir com o que for possível”.

De acordo com a confederação, Lula pediu a Trump a revogação da tarifa adicional sobre os produtos brasileiros. Segundo a CNI, caso a demanda seja aceita pelos Estados Unidos, seria aberto espaço para isentar US$ 7,8 bilhões em exportações brasileiras aos EUA.

“O que está em jogo não é um ganho extra para o Brasil, mas a recuperação de espaço comercial. A possibilidade de integrar o anexo [Potential Tariff Adjustments for Aligned Partners] significa devolver previsibilidade e competitividade às nossas exportações, corrigindo distorções que afetam diretamente a indústria e o emprego no país”, afirmou Alban.

O anexo Potential Tariff Adjustments for Aligned Partners (potencial ajuste tarifário para parceiros aliados, em tradução livre) foi apresentado pela Ordem Executiva dos EUA nº 14.346, em 05 de setembro, e prevê possíveis isenções tarifárias para 1.908 produtos, condicionadas a compromissos em matéria de comércio e segurança. 

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Fagundes minimiza ruídos e prega calma sobre alianças

Publicado em 07 de Outubro de 2025 ás 19h 33min


Júlio Campos critica decisão sobre vagas no Congresso

Publicado em 07 de Outubro de 2025 ás 18h 00min


Tecnologia e precisão colocam Brasil no centro da segurança alimentar global

Publicado em 07 de Outubro de 2025 ás 16h 30min


Jornal Online

Edição nº1649- 08/10/2025