Noticias
Cuidado com solo para manter legado da família holandesa
16 de Outubro de 2025 as 18h 29min

O produtor rural Maarten Martinus de Reus tem uma história que mistura tradição, inovação e amor pelo agronegócio brasileiro. Filho de holandeses, que vieram para Mato Grosso do Sul desbravar novas terras e em busca de oportunidades em 1976, ele, desde pequeno, aprendeu a conviver com as lembranças de família e o respeito pela agricultura.
Vendo a dedicação nas lavouras do pai, Jan Johannes Pieter de Reus (in memoriam), e da mãe, Maria Antonia van Gemert de Reus, Maarten optou por seguir os mesmos passos. Mesmo tendo de ir estudar fora do país para cursar a faculdade de Agronomia Internacional Tropical, na Holanda, o jovem recém-formado decidiu apostar no potencial das terras brasileiras, retornou e nunca mais quis sair daqui. “Nasci e cresci na fazenda em Maracaju e sempre vi o esforço dos meus pais. Quando fui estudar fora, aprendi muito sobre manejo e tecnologia, mas percebi que o futuro da agricultura estava no Brasil”, relembra.
Quando retornou, em 2004, não encontrou um bom cenário. A família, em dificuldades financeiras, estava decidida a vender a propriedade para pagar as dívidas. Foi então que o jovem, sem que o pai soubesse, arrendou uma área vizinha para aplicar o conhecimento técnico adquirido no exterior.
O resultado veio rápido: produtividade crescente e um novo olhar sobre o manejo do solo e a sustentabilidade. “No começo, meu pai não concordava, ficou até um tempo sem falar comigo, mas, aos poucos, ele foi cedendo. Isso nos motivou a reerguer a nossa fazenda juntos”, conta.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Max Russi critica erros no orçamento estadual de 2026
Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 09h 33min
TCU suspende exigência de governo buscar centro da meta fiscal
Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 08h 35min
Obras da nova creche no Vida Nova/ Fujii seguem em ritmo acelerado em Lucas
Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 07h 34min