Noticias
Cultivo de canola pode decolar como biocombustível ao setor aéreo
03 de Junho de 2025 as 09h 43min
Cultura muito importante para a produção de óleo vegetal e ração animal – Foto: Divulgação
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2024, houve mais de 925 mil decolagens domésticas e internacionais no Brasil. O número total de passageiros ficou acima de 118 milhões de pessoas, o segundo maior da história, o que comprova o quão aquecido o setor está. Também, segundo estudos do segmento, a aviação é responsável pela emissão de cerca de 3,5% do CO2 que vai para a atmosfera no planeta.
Considerando a previsão de ampliação do mercado aéreo, essa taxa tende a aumentar em poucos anos se nada for feito. Portanto é preciso buscar combustíveis sustentáveis como alternativa para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), especialmente diante do enfrentamento das mudanças climáticas.
Entre as medidas criadas neste esforço global, até 2030, está o desenvolvimento de Combustível Sustentável de Aviação, ou SAF (da sigla em inglês Sustainable Aviation Fuel). Produzido a partir de fontes renováveis, o SAF pode reduzir a emissão de CO2 entre 70% e 90%, em comparação com o querosene utilizado no setor.
Em meio as opções que podem ganhar espaço como alternativa de matéria prima desse biocombustível para as aeronaves brasileiras, está a canola. A cultura que já é muito utilizada para produção de óleo e também para a fabricação de ração animal, comprova sua versatilidade também como possível combustível renovável. “A canola é uma boa solução nesse sentido contribuindo diretamente à sustentabilidade do planeta”, disse, José Geraldo Mendes, engenheiro agrônomo, responsável pela área de supply chain da Advanta Seeds.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
