Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Currículo escolar de MT passa a abordar combate à violência

22 de Janeiro de 2026 as 11h 23min

Educação estadual terá foco no enfrentamento – Foto: Assessoria

O combate à violência contra mulheres passará a integrar o currículo das escolas estaduais de Mato Grosso a partir deste ano letivo. O anúncio foi feito pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que classificou o problema como estrutural e defendeu a educação como principal ferramenta de enfrentamento.

Segundo Pivetta, a inclusão do tema faz parte de uma estratégia mais ampla de formação cidadã. “A violência contra mulheres é realmente estrutural. A partir deste ano fará parte do currículo escolar”, afirmou. 

Para ele, é necessário atuar em várias frentes para reduzir o problema no estado. “Nós precisamos fazer uma frente de ataque em todos os planos para, de alguma maneira, extirpar esse mal que assola Mato Grosso”, acrescentou.

Ao destacar o papel da educação básica, Pivetta afirmou que o ensino é essencial para preparar os jovens para a convivência social e para o mundo do trabalho, com reflexos diretos na redução das desigualdades.

Ele também ressaltou os investimentos feitos pelo governo estadual na área. “No ano de 2025 nós investimos o equivalente a R$ 18 mil por aluno. E o estado está preparado para continuar com esse projeto”, disse.

Pivetta lembrou ainda sua experiência como prefeito de Lucas do Rio Verde, onde, segundo ele, a continuidade de um plano educacional por duas décadas foi decisiva para o desenvolvimento do município. “Foram 20 anos com o mesmo projeto educacional, o que deu um resultado tremendo”, afirmou.

Na avaliação do vice-governador, o mesmo princípio orienta a política estadual. “O básico bem feito emancipa. No nosso caso, o básico vai até o ensino médio. E assim nós vamos transformando a sociedade”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min


Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026