Noticias
Decreto em MT redefine critérios para incentivos no agro
06 de Janeiro de 2026 as 15h 27min
Norma veda benefícios a empresas com restrições além da lei – Foto: Assessoria
Entrou em vigor no primeiro dia do ano, o decreto que regulamenta critérios para concessão de incentivos fiscais e terrenos públicos a empresas do setor agroindustrial em Mato Grosso.
A norma trata diretamente das regras relacionadas à chamada moratória da soja e estabelece limites objetivos para o acesso a benefícios públicos.
Segundo o governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos), o decreto busca dar segurança jurídica à política de incentivos do Estado. “O Estado não interfere em decisões privadas das empresas, mas também não pode conceder benefícios públicos a quem adota restrições que vão além da legislação brasileira”, afirmou.
Na avaliação de Pivetta, a norma deixa claros os limites da atuação estatal em relação a compromissos privados firmados pelo setor produtivo. “O decreto estabelece critérios objetivos e garante previsibilidade para quem produz dentro da lei”, disse o governador em exercício.
De acordo com o governo, a regulamentação não cria novas exigências ambientais nem impõe obrigações adicionais às empresas. O foco está na definição de parâmetros para o uso de recursos públicos, como incentivos fiscais e cessão de áreas do Estado.
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, reforçou que a adesão à moratória da soja permanece sendo uma decisão privada. “O que o Estado faz é alinhar a concessão de benefícios à legislação ambiental brasileira e ao interesse público”, afirmou.
Ainda segundo Gallo, a medida busca preservar a livre concorrência e garantir desenvolvimento econômico com segurança jurídica. Ele destacou que o decreto não interfere em acordos privados firmados pelo setor produtivo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
AMM alcança filiação total dos municípios
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min
Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min
Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
