Noticias
Depois de intensa briga por cargo, 1ª secretaria deve ficar com ‘azarão’
27 de Julho de 2024 as 13h 20min

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) confirmou recuo da disputa para a primeira-secretaria, na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Agora Janaína trabalha para que o nome do deputado estadual Dr. João (MDB) seja o consenso. O grupo conta com a intermediação do presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Já há consenso para que Russi se torne o próximo presidente da Assembleia.
Disputam a primeira-secretaria da Assembleia, além de Janaína, os deputados Beto Dois a Um e Dilmar Dal Bosco - ambos do União Brasil e próximos do Palácio Paiaguás. A deputada tinha o apoio da maioria dos colegas parlamentares. Mas o Governo busca um nome mais próximo para a segunda cadeira mais importante da Assembleia.
A disputa ficou mais acirrada entre Janaína e a base governista depois das declarações do pai da deputada, o ex-deputado José Geraldo Riva, de que o governador Mauro Mendes (União Brasil) não gostaria de ver a filha na oposição. A cúpula do governo entendeu a fala como uma ameaça. Em resposta, Mauro disse que Riva ainda acredita mandar no Estado, mesmo após ser alvo de inúmeras operações policiais e ser condenado por corrupção.
Foi durante esses embates que surgiu dos deputados, que apoiavam Janaina, o nome do dr. João. Eles rejeitaram a indicação de Carlos Avallone de um núcleo da base governista e resolveram indicar um nome próprio. No final, o objetivo dos deputados é manter a relação harmônica entre o Legislativo e o Executivo mato-grossense
Dr. João é tido como discreto e possui bom trânsito com o Palácio Paiaguás, apesar de não ter sido inicialmente cogitado pelo Executivo para o cargo. "Tenho boa relação com o governo. Não tem problema nenhum", assinalou.
Dr. João teve seu nome colocado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho. A ideia é evitar uma disputa interna para a definição da primeira-secretaria.
Os deputados vão eleger a nova Mesa Diretora na primeira semana de agosto, após o retorno do recesso legislativo. A primeira sessão ordinária – pós recesso – ocorrerá no dia 7 de agosto. A antecipação da eleição da nova Mesa Diretora foi garantida com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Para confirmar o nome do médico na chapa com Russi, falta Beto ou Dilmar recuarem da disputa pela primeira-secretaria.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Motociclistas participam de ação sobre segurança viária
Publicado em 29 de Julho de 2025 ás 06h 54min
Assaltantes armados mantêm família refém durante roubo em fazenda em Tabaporã
Publicado em 29 de Julho de 2025 ás 05h 53min
CDL Sinop vê risco econômico com sobretaxa do governo Trump
Publicado em 29 de Julho de 2025 ás 04h 52min