Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 07 de Novembro de 2025

Noticias

Deputados aprovam PL que prorroga vigência do Proalmat para 2032

07 de Novembro de 2025 as 13h 18min

Programa de incentivo ao plantio de algodão foi precursor do agronegócio – Foto: Angelo Varela

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em segunda votação, na quarta (5), o substitutivo integral ao Projeto de Lei 1360/2025, de autoria do Poder Executivo. A normativa altera o dispositivo da Lei nº 6.883, de 02 de junho de 1997, para dispor sobre o prazo de vigência do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat).

Criado no Governo Dante de Oliveira, o Proalmat acabou se tornando chamariz para que grandes investidores viessem para Mato Grosso para plantar, principalmente soja, carro-chefe das exportações de Mato Grosso e do Brasil.

O projeto de lei, aprovado por unanimidade, diz no artigo 1º que “fica alterado o art. 5º da Lei nº 6.883, de 02 de junho de 1997, que passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 5° - O Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso - Proalmat vigorará até 31 de dezembro de 2032".

A prorrogação do Proalmat, um programa de incentivo fiscal para a cotonicultura, foi um pedido do setor produtivo para garantir a segurança jurídica e a continuidade dos investimentos no estado, que é o maior produtor de algodão do país. O projeto beneficia mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva do algodão.

Conforme o governo, a propositura objetiva prorrogar o prazo de vigência do benefício fiscal concedido no âmbito do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso - Proalmat, previsto no artigo 5º da Lei Estadual nº 6.883, de 02 de junho de 1997.

“A presente medida visa assegurar a continuidade do incentivo fiscal até 31 de dezembro de 2032, conforme autorizado pelo inciso I da cláusula décima do Convênio ICMS n° 190/2017, aplicável aos benefícios destinados ao fomento das atividades agropecuária, industrial, de infraestrutura, a templos de qualquer culto e a entidades beneficentes de assistência social”, cita a justificativa.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

MP investiga uso irregular de vegetação nativa em projetos florestais de MT

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 15h 19min


Senado aprova isenção de imposto para quem ganha até RS 5 mil

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 14h 19min


Superbac ingressa com lançamento de nova linha de produtos

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 12h 18min


Jornal Online

Edição nº1670- 07/11/2025