Noticias
DESEMPREGADOS: Taxa de desocupação fica em 11,2% em janeiro
Pesquisa do IBGE aponta 11,9 milhões de pessoas desocupadas no Brasil
02 de Março de 2020 as 10h 00min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
A taxa de desocupação no trimestre móvel encerrado em janeiro ficou em 11,2%. A taxa é 0,4 ponto percentual menor do que a registrada no trimestre anterior, encerrado em outubro, quando 11,6% da população economicamente ativa estava sem trabalho.
Na comparação com o mesmo período de 2019, a redução foi de 0,8 ponto percentual. No mesmo período do ano passado, a desocupação estava em 12%. Estes sãos os primeiros números sobre o desemprego em 2020.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) e foram divulgados ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, 11,9 milhões de pessoas estão desocupadas.
A população ocupada no país é de 94,2 milhões de pessoas, sendo que 40,7% delas estão na informalidade, o que corresponde a 38,3 milhões de trabalhadores, taxa 0,5 ponto percentual abaixo da do trimestre encerrado em outubro. Estão subutilizadas 26,4 milhões de pessoas, número 2,7% menor do que o registrado no período anterior. Esse índice indica o número de pessoas que poderiam trabalhar mais horas do que estão trabalhando.
Já o número de desalentados, ou seja, pessoas que desistiram de procurar trabalho, ficou em 4,7 milhões, o que equivale a 4,2% da força de trabalho. O índice ficou estável na comparação trimestral e na anual.
Veja Mais
Mauro Mendes e Fábio Garcia são os principais alvos da operação
Publicado em 08 de Agosto de 2026 ás 12h 51min
Mauro Mendes chama operação de ataque eleitoral
Publicado em 08 de Agosto de 2026 ás 10h 47min
Faesc alerta produtores sobre prazo para declaração do ITR
Publicado em 08 de Agosto de 2026 ás 08h 46min
