Noticias
Detran reciclou mais de 56 mil veículos em todo o MT em 6 anos
24 de Janeiro de 2025 as 10h 25min

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, de 2019 a 2024, a descontaminação e reciclagem de 56.658 veículos que estavam nos pátios de 61 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 33 agências municipais no interior do estado e pátios de delegacias da Polícia Civil.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que a ação é um trabalho contínuo realizado desde o início da atual gestão para manter os pátios sempre organizados e dar a destinação correta aos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente.
O processo de limpeza começa com a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis, relatou o gerente de Leilão do Detran-MT, Lupércio de Lima Soares.
Todos os veículos que passaram pela reciclagem foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuíam mais condições de transitar pelas vias públicas.
“São carros e motocicletas que estavam parados nos pátios das Ciretrans das agências municipais e que não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Lupércio.
Antes do processo de descontaminação e reciclagem, os proprietários dos veículos sempre são notificados pelo Detran via edital que é publicado no Diário Oficial. Porém, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
Para realizar a descontaminação dos veículos, é retirada a bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Promotor espera pena maior que 100 anos para assassino de mãe e filhas em Sorriso
Publicado em 18 de Junho de 2025 ás 16h 24min
Prefeitura de Sinop convida promotores de eventos para cadastro em portal
Publicado em 18 de Junho de 2025 ás 14h 38min
Deputados participam da abertura de Congresso de Gestão de Incêndios
Publicado em 18 de Junho de 2025 ás 14h 37min