Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Setembro de 2025

Noticias

Dia das Crianças: Procon orienta consumidores para compras mais seguras

09 de Outubro de 2021 as 18h 00min

Brinquedos são alternativa de presente, mas fique atento na hora da compra – Foto: Divulgação

Nas ruas das cidades, muitas pessoas estão em busca do presente ideal para o Dia das Crianças, celebrado na próxima terça (12). A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) faz alertas para uma compra segura e sem transtornos. Para isso, observar alguns itens e informações sobre o produto são fundamentais.

Segundo o Procon, a compra por impulso ou baseada somente na vontade da criança pode gerar gastos desnecessários. Também é importante ficar de olho nos preços, se informando sobre o valor do produto à vista e o total parcelado, e, sempre que possível, optar pelo pagamento à vista ou parcelar com valores que cabem no orçamento.

A unidade ressalta ainda que os brinquedos também estão sujeitos a todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O art. 74 da legislação afirma que o vendedor deve entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo.

Em casos de reclamações não atendidas pelo fornecedor, o consumidor pode exigir a troca do item, a devolução do valor pago ou o abatimento do preço na loja, mediante a apresentação da nota fiscal.

No caso dos brinquedos, os consumidores devem verificar informações na embalagem como a faixa etária a que o brinquedo se destina, instruções de uso, de montagem, entre outras. No rótulo, tudo deve ser apresentado de forma clara. Outro item a ser observado nos brinquedos é a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso é a garantia de que o produto foi testado e é de boa procedência.

Já as roupas e similares, sempre é importante verificar a possibilidade de troca em caso de problemas com tamanho, cor ou modelo. O prazo para substituir o produto deve estar descrito, de maneira clara, na nota fiscal.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mercado de trigo segue lento com agentes defensivos e baixa liquidez

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 17h 40min


Ancelotti diz que não vê obrigação em vencer a Copa

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 16h 38min


Lucas: iniciado projeto que garante qualidade de embutidos

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 15h 38min


Jornal Online

Edição nº1634 - 17/09/2025