Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Agosto de 2026

Noticias

DIREITO DO CONSUMIDOR: Contas atrasadas de água e energia poderão ser pagas em cartão de crédito

Proposta do deputado Wilson Santos é evitar que serviços básicos sejam interrompidos

12 de Novembro de 2019 as 05h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

Antes de suspender o fornecimento de água ou energia elétrica, as concessionárias responsáveis pela prestação dos serviços deverão oferecer aos consumidores a possibilidade de pagamento dos débitos pendentes nas modalidades de cartão de débito ou crédito.

Esse é o teor de projeto de lei (PL 1187/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) protocolado no dia 7 deste mês na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

De acordo com a proposta, a máquina do cartão será de porte obrigatório dos agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento e a possibilidade de pagamento do débito deverá ser ofertada no mesmo dia e em momento anterior à suspensão do serviço.

O parlamentar ressalta que o corte do serviço de água ou energia é um meio de coagir o consumidor a efetuar os pagamentos pendentes. Diante disso, cabe à concessionária assegurar facilidades para que esses débitos pendentes sejam devidamente pagos.

“Ofertar meio de pagamento a fim de evitar a suspensão dos serviços coaduna-se perfeitamente com o objetivo, além de evitar o retrabalho por parte da empresa (desativar e reativar o serviço), bem como preserva a dignidade do consumidor, que já se encontra em situação financeira complicada”, diz um dos trechos da justificativa.

Veja Mais

Santos pode perder Lucas Veríssimo e veta ida de Ananias à Seleção sub-20

Publicado em 04 de Agosto de 2026 ás 16h 23min


TikTok agora é seguro, admite governo dos EUA

Publicado em 04 de Agosto de 2026 ás 15h 23min


Fundação MT promove discussões sobre cultura do algodão em encontro técnico

Publicado em 04 de Agosto de 2026 ás 14h 21min


Jornal Online

Edição nº1855 - 05/08/2026